Resumo:
A Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, organiza o trabalho profissional e possibilita a operacionalização do Processo de Enfermagem – PE. Regulamentado pela Resolução nº 358/2009 COFEN, o PE deve estar baseado em um suporte teórico que oriente o desenvolvimento de suas etapas e a padronização da linguagem utilizada. Neste sentido, o presente estudo visou à construção de um instrumento para a implantação do PE no período pré-operatório de pacientes à luz da Teoria de Wanda Aguiar Horta. Trata-se da utilização da pesquisa-ação como meio de identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem mais frequentes no período pré-operatório, as potencialidades e obstáculos para sua implantação, bem como suprir as fragilidades dos participantes no desenvolvimento da SAE e na implantação das etapas do PE. Os achados encontrados nas fases iniciais da pesquisa-ação, por meio da coleta de dados no local de estudo e em prontuários médicos, assim como a realização de encontros de sensibilização da pesquisa, permitiram evidenciar a necessidade de sensibilizar e empoderar os participantes para o desenvolvimento das etapas do PE. Para isso, foram desenvolvidos materiais educativos acerca a Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) de Wanda Horta, SAE e PE e trazidos para os seminários de pesquisa, sendo espaços de formação, por meio de atividades de educação permanente, discussão dos dados obtidos nas coletas de dados e construção coletiva de ferramentas para o desenvolvimento das etapas do PE no período pré-operatório. Dessa forma, os produtos gerados na pesquisa, foram: a) atividades de educação permanente; b) videoaulas através de um canal de mídia social; c) infográfico contendo um roteiro de anamnese e exame físico conforme as NHB de Wanda Horta e os DE implantados na pesquisa; d) Manual de DE e IE e, e) inserção no prontuário eletrônico do paciente do instrumento para o desenvolvimento do PE, tratando-se de uma tecnologia para implantação do PE no período pré-operatório. A tecnologia construída foi avaliada mediante o Método Delphi e aplicação da Escala de Likert, obtendo-se 87,5% de aprovação. Dentre as potencialidades evidenciou-se que o PE organiza o cuidado de forma individual e resolutiva, agrega qualidade à assistência por meio da prática baseada em evidências, documenta as ações realizadas permitindo visibilidade à profissão, além de impactar na segurança do paciente e profissional. Dentre os obstáculos, destacou-se pouco conhecimento e insegurança, falta de tempo, excesso de trabalho, ausência de recursos e ambiente inadequado. Dessa maneira, a implantação de uma tecnologia para o desenvolvimento das etapas do PE no período pré-operatório, têm impacto positivo para o ensino, assistência e gestão, sendo um fator importante relacionado ao registro, documentação, autonomia e visibilidade profissional.