Autor |
Salatiel, Tarcísio Francisco Oliveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9266467834609286; |
Orientador |
Carnin, Anderson; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3357536032967630; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O trabalho prescrito pela Base Nacional Comum Curricular no eixo de análise linguística sob a visão sociointeracionista; |
Resumo |
Nesta pesquisa, objetivamos discutir o trabalho prescrito pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) no que concerne ao ensino e prática de análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental, identificando as características textuais-discursivas que configuram a textualização desse agir prescritivo. Buscamos as contribuições de Bronckart (2006; 2008; 2012) e Machado (2009), no que tange ao quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) para discutirmos a noção de trabalho prescrito ao professor. Relacionamos a referida teoria com as pesquisas de ensino de língua materna de Mendonça (2006), Antunes (2003;2014), Silva (2015) e Neves (2018) para as concepções de linguagem, interação e ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade. Ancorados nas reflexões de Mendonça (2006), entendemos que o trabalho com análise linguística deve promover a reflexão do aprendiz sobre os fenômenos linguísticos empregados na produção textual (oral ou escrita), para a compreensão mais ampla dos usos e do sistema linguístico, contribuindo para a formação de produtores de gêneros diversos, aptos a participarem de eventos e práticas de letramento(s) com autonomia e adequação. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, de base interpretativista, na qual as categorias analíticas propostas por Machado e Bronckart (2002;2005), com foco no agir prescritivo, nos determinantes externos, nas finalidades e intenções que envolvem os actantes (atores e agentes) foram adotadas para análise do corpus desta pesquisa. Analisamos, no primeiro momento, o que o referido documento sugere sobre a prática de análise linguística para o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental de maneira a explicitar as concepções adotadas nesse eixo de ensino. Feito isso, buscamos averiguar os papéis semânticos (PEREZ, 2018) atribuídos aos professores no eixo de análise linguística, verificando os objetos e funções desses profissionais conforme o documento apresenta. A pesquisa realizada nos permitiu concluir que, por ser um documento a nível nacional que visa ao desenvolvimento da educação, requer maiores desdobramentos que especifiquem o trabalho do professor, articulando seu agir diretamente com as tarefas de ensino e de aprendizagem. Da mesma forma, faz-se necessário o engajamento da prática com análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa, enfatizando o ensino de língua com aportes na interação, tornando o aprendiz um analista em sua própria língua e não um usuário limitado nas práticas sociais.; |
Abstract |
On this research, we aimed to discuss the prescribed work in the Brazilian federal document Common National Base Curriculum (CNBC), regarding the teaching and practices of linguistics analysis didactic proposal in the middle school, identifying the linguistics-discoursive features which configure the textualization of the prescribed work. We sought contributions on Bronckart (2006,2008,2012) and Machado (2009) to show our theoretical framework based on the Sociodiscoursive Interactionism approach for the notion of prescribed work to the teacher. We also tied it with researches about mother language teaching taken from Mendonça (2006), Antunes (2003;2014), Silva (2015) and Neves (2018) for the concepts of language, interaction and contemporary Portuguese language teaching. Anchored on Mendonça’s reflections, we understand the linguistics analysis section at CNBC document may promote student’s overview about the linguistics facts embeded in the textual production (speaking and writing) as well as for widely understanding of the linguistic system, and create citizens able to produce lots of textual genres with autonomy and adaptation. Based upon the qualitative methodology, we accomplished this research based on the interpretation method which the analytics categories proposed by Machado and Bronckart (2002;2005), spotlighting the prescribed acting, outside determiners, purposes and intentions that entail the actors and agents were embraced in this research corpus. Firstly, we investigated the BNCC document and its linguistics analysis didactic proposal discussion for the Portuguese teaching in order to describe the conceptions prescribed on the document. After that, we interpreted the semantic roles given teachers away, verifying the tools and the roles prescribed to them. This research showed us that, as a national document that focuses on the education development, it requires a comprehensive unfolding that specifies the teacher’s work, enunciating his/her role in the tasks of teaching and learning. To the same extent, it has been needed the engagement to the practice with the linguistics analysis didactic proposal in the Portuguese language classes, stressing language teaching leaned on the interaction, getting students analysts on their own language and not bounded users in the social practices.; |
Palavras-chave |
Base Nacional Comum Curricular; Ensino de Língua Portuguesa; Análise Linguística; Interacionismo Sociodiscursivo; Trabalho Prescrito; Common National Base Curriculum (CNBC); Portuguese Language Teaching; Linguistics Analysis; Sociodiscoursive Interactionism; Prescribed Work; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-10-22; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9004; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |