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Comportamento ético nas organizações, a partir da percepção de alunos de uma escola de negócios

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Autor Martins, Jonatas Guilherme da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9179448475913340;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Co-orientador Vitelli, Ricardo Ferreira;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0602558221060836;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Comportamento ético nas organizações, a partir da percepção de alunos de uma escola de negócios;
Resumo O presente estudo objetivou analisar a percepção ética em alunos de uma Escola de Negócios em uma Universidade privada no Sul do Brasil. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa. A amostra foi composta por alunos dos níveis de graduação, lato e stricto sensu. Os alunos participantes responderam a Escala de Percepção Comportamentos Éticos Organizacionais– EPCEO (GOMIDE et al., 2003), que foi respondida juntamente com um novo instrumento, para que pudesse aferir a percepção dos alunos também em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) onde estudam, além dos dados sociodemográficos para contribuir com a análise estatística multivariada a qual o estudo se propõe. Entre os principais resultados, identificou-se questões pertinentes, como a necessidade, por parte dos colaboradores, em participar das tomadas de decisões empresariais. E na percepção de alunos do nível stricto sensu, em relação a participação em projetos sociais, foi identificado um resultado menor do que os outros níveis de formação avaliados. Além de outras questões pontuadas por este grupo em relação às suas organizações, tanto empresariais, quanto educacionais.;
Abstract The present study has aimed on analyzing the ethical perception by students from a Business School at a private University in Southern Brazil. The research has been conducted in two phases: one quantitative and one qualitative. The sample has been composed by students at the undergraduate level, both lato and stricto sensu. The participants have answered the Perception Scale of Organizational Ethic Behaviors (EPCEO – Gomide et al, 2003), along with a new instrument, in order to be able to examine students’ perception regarding the Higher Education Institution (HEI) where they study, besides the social-demographic data which contribute for the multivariated statistic analysis proposed by such study. Among the main results, we have identified relevant issues, such as the need by the collaborators of being part of the company decision taking, as well as the perception by the strictu sensu students regarding the participation on social projects, in which a lower result compared to the other levels of graduation evaluated has been identified. Along with that, other issues were risen by such group regarding its organizations, both company or educational.;
Palavras-chave Ética; Ética Empresarial; Ética Educacional; Percepção Ética; Ethics; Business ethics; Educational ethics; Ethical perception;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8985;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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