Resumo:
O presente estudo objetivou analisar a percepção ética em alunos de uma Escola de Negócios em uma Universidade privada no Sul do Brasil. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa. A amostra foi composta por alunos dos níveis de graduação, lato e stricto sensu. Os alunos participantes responderam a Escala de Percepção Comportamentos Éticos Organizacionais– EPCEO (GOMIDE et al., 2003), que foi respondida juntamente com um novo instrumento, para que pudesse aferir a percepção dos alunos também em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) onde estudam, além dos dados sociodemográficos para contribuir com a análise estatística multivariada a qual o estudo se propõe. Entre os principais resultados, identificou-se questões pertinentes, como a necessidade, por parte dos colaboradores, em participar das tomadas de decisões empresariais. E na percepção de alunos do nível stricto sensu, em relação a participação em projetos sociais, foi identificado um resultado menor do que os outros níveis de formação avaliados. Além de outras questões pontuadas por este grupo em relação às suas organizações, tanto empresariais, quanto educacionais.