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Clima escolar e transtornos mentais comuns em professores do ensino técnico de nível médio privado

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Autor Filippsen, Osvaldo André;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1580362525695825;
Orientador Marin, Angela Helena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2168201231020622;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Clima escolar e transtornos mentais comuns em professores do ensino técnico de nível médio privado;
Resumo Transtornos mentais comuns são considerados pela Organização Internacional do Traba-lho como os de maior incidência entre trabalhadores, inclusive docentes. Nessa direção, a presente dissertação abordou o tema relacionando-o com a percepção de clima escolar. Ela está organizada em dois estudos empíricos de abordagem quantitativa. O primeiro estudo teve como objetivo caracterizar o clima escolar percebido por professores e estu-dantes em instituições privadas de ensino de nível técnico em Porto Alegre e região me-tropolitana, encontrando-se que em ambos havia concordância nos fatores relação pro-fessor-aluno e relação aluno-aluno. Separadamente, os professores também indicaram a clareza das expectativas e a segurança com maior concordância. Houve diferença nas respostas de professores e estudantes sobre o clima escolar em todos os fatores, com exceção da relação aluno-aluno. No segundo estudo, por sua vez, examinou-se se havia contribuição e em que extensão o clima escolar afetava os transtornos mentais comuns (TMC) entre professores. Os resultados indicaram a presença de TMC com intensidade de normal a leve para a maioria dos participantes, e correlações fracas com os fatores do clima escolar. Contudo, constatou-se das respostas que a justiça das regras explicava em 16% a variância da depressão, e em 15%, do estresse, enquanto a percepção negativa sobre a segurança explicava em 14% a variância da ansiedade. Acredita-se que a discus-são dos dados encontrados pode auxiliar gestores e professores a entenderem melhor o ambiente no qual trabalham para buscarem as possíveis influências que exercem no de-senvolvimento de transtornos mentais, visando a prevenção e promoção da saúde neste contexto.;
Abstract Common mental disorders, according the International Labor Organization, presenting highest incidence among workers, including teachers. In this direction, the present thesis addressed the theme relating it to the perception of school climate. It´s organized in two empirical studies of quantitative approach. In the first one, we tried to characterize and compare the school climate perceived by teachers and students of the technical teaching of private secondary level, finding that both perceived as positive the factors teacher-student relations, student-student relations and bullying. Separately, teachers also point-ed as positive the clarity of expectations and school safety. The other factors received negative evaluations. There was a difference in the teachers and students perception of the school climate in all factors, except for the student-student relations. The second study, in turn, examined whether there was contribution and to what extent the school climate affected common mental disorders (CMD) among teachers. The results indicat-ed the presence of normal to mild CMD for most participants, and weak correlations with school climate factors. However, it was found that the negative perception of jus-tice in the rules explained 16% of the variance of depression and 15% of stress, while negative perception of safety explained the anxiety variance by 14%. It´s believed that the discussion of the data might help managers and teachers to understand the environ-ment in which they work to seek the possible influences they exert in the development of mental disorders, aiming at prevention and health promotion in this context.;
Palavras-chave Clima escolar; Transtornos mentais comuns; Professores e estudantes; School climate; Common mental disorders; Teachers and students;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8946;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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