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‘Meus seguidores, minhas regras’: a construção do ethos nos discursos de jornalistas políticos no Twitter

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Autor Ferreira, André Manteufel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1375740306810344;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título ‘Meus seguidores, minhas regras’: a construção do ethos nos discursos de jornalistas políticos no Twitter;
Resumo O uso ostensivo das redes sociais digitais pelos jornalistas remodelou sua forma de trabalho, permitindo a elaboração de discursos estrategicamente ancorados em formatos que antes não eram aceitos nas mídias tradicionais. Um dos efeitos dessa mudança reside na modalização, através da qual o profissional cria uma imagem de si na informação transmitida ao público. Com vistas à compreensão das estratégias utilizadas para a construção desse ethos, o presente trabalho busca apurar como são construídos os discursos informativos de jornalistas políticos na divulgação do fato através da rede social Twitter. Para tanto, foram selecionados dois profissionais da chamada mídia tradicional e dois da mídia alternativa, em momentos distintos da política brasileira: quando do afastamento da presidente Dilma Rousseff, em maio de 2016, e do arquivamento de denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer, em agosto de 2017. Os nomes foram selecionados a partir de um estudo feito pela empresa Medialogue, em 2017. A pesquisa tem como base a Análise Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2016), particularmente em seu Modo de Organização Enunciativo, e analisa as formas de referenciação (MONDADA & DUBOIS, 2003) e de construção do ethos (AMOSSY, 2005). As análises revelam uso diversificado das categorias de modalização e até a forte exploração de elementos característicos de tecnogênero, evidenciando traços marcantes do ethos de cada jornalista no exercício de sua função.;
Abstract The ostensible use of digital social networks by journalists has reshaped their way of working, allowing the elaboration of discourses strategically anchored in formats that were not previously accepted in traditional media. One of the effects of this change is the modalization, whereby the professional creates an image of himself in the information transmitted to the public. Com vistas à compreensão das estratégias utilizadas para a construção desse ethos, o presente trabalho busca apurar como são construídos os discursos informativos de jornalistas políticos na divulgação do fato através da rede social Twitter. Aiming at understanding the strategies used to construct this ethos, this dissertation seeks to determine how the informative discourses of political journalists are built in the publication of facts on the Twitter social network. For this, two professionals from the so-called traditional media and two from the alternative media were selected at different moments in Brazilian politics: when President Dilma Rousseff was dismissed in May 2016, and the filing of allegations of corruption against President Michel Temer, in August 2017. The professionals were selected from a study by the company Medialogue in 2017. The research is based on the Semiolinguistic Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 2016), particularly in its Enunciative Organization Modes, and analyzes the forms of referencing (MONDADA & DUBOIS, 2003) and ethos construction (AMOSSY, 2005). The analyzes reveal a diversified use of the modalization categories and even the strong exploration of characteristic elements of technogenres, highlighting striking traces of each journalist's ethos in the exercise of his or her role.;
Palavras-chave Teoria Semiolinguística do Discurso; Ethos; Referenciação; Tecnodiscurso; Jornalismo; Semiolinguistic Discourse Theory; Ethos; Referencing; Technodiscourse; Journalism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8931;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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