Abstract:
O uso ostensivo das redes sociais digitais pelos jornalistas remodelou sua forma de trabalho, permitindo a elaboração de discursos estrategicamente ancorados em formatos que antes não eram aceitos nas mídias tradicionais. Um dos efeitos dessa mudança reside na modalização, através da qual o profissional cria uma imagem de si na informação transmitida ao público. Com vistas à compreensão das estratégias utilizadas para a construção desse ethos, o presente trabalho busca apurar como são construídos os discursos informativos de jornalistas políticos na divulgação do fato através da rede social Twitter. Para tanto, foram selecionados dois profissionais da chamada mídia tradicional e dois da mídia alternativa, em momentos distintos da política brasileira: quando do afastamento da presidente Dilma Rousseff, em maio de 2016, e do arquivamento de denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer, em agosto de 2017. Os nomes foram selecionados a partir de um estudo feito pela empresa Medialogue, em 2017. A pesquisa tem como base a Análise Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2016), particularmente em seu Modo de Organização Enunciativo, e analisa as formas de referenciação (MONDADA & DUBOIS, 2003) e de construção do ethos (AMOSSY, 2005). As análises revelam uso diversificado das categorias de modalização e até a forte exploração de elementos característicos de tecnogênero, evidenciando traços marcantes do ethos de cada jornalista no exercício de sua função.