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Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital

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Autor Nunes, Dieila dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2626809175147079;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital;
Resumo Este estudo busca investigar, em artigos de divulgação da ciência midiática dirigidos a crianças, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos de emoção, com vistas à visada de captação do discurso, própria do discurso de midiatização da ciência. Os efeitos patêmicos são analisados segundo os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. Analisar textos de divulgação científica midiática para crianças é uma forma de inclusão social, pois a popularização ao público não especializado pode ser fomentadora da cultura científica. Desse modo, ratifica-se a importância de compreender de que modo a presença da patemização – recurso que visa captar e seduzir o leitor – favorece a aproximação da ciência com todos os setores da sociedade. O corpus de estudo é composto de 40 artigos de divulgação científica midiática voltados ao público infantil e disponíveis aos não-assinantes; 20 publicados na revista on-line Ciência Hoje das Crianças e 20 na revista on-line Minas Faz Ciência Infantil, no período de janeiro de 2016 a maio de 2018. A metodologia empregada consiste na análise qualitativa, a partir da situação global e da situação específica de comunicação dos dois suportes midiáticos, da identificação de categorias linguístico-discursivas que contribuem para o apelo à emocionalidade e da verificação das tópicas de emoção, propostas por Charaudeau (2010). Em seguida, é realizada uma análise comparativa entre os dados qualitativos provenientes das análises de cada suporte. Assume-se que as estratégias patêmicas auxiliam o produtor do texto no processo de coconstrução de sentido e que, para além de facilitar a compreensão do texto e despertar o interesse da criança leitora, podem servir de ponte para o estabelecimento de uma cultura científica no país, pois divulgar ciência é também educar criticamente o cidadão que está em processo de formação.;
Abstract This study seeks to investigate, in mediatic science popularization articles for kids, linguistic-discursive marks that produce effects of emotion, with views from the captivation intention of the discourse, characteristic that belongs to the science mediatization discourse. The pathemic effects are analyzed according to the postulates of the Discourse’s Semiolinguistics Theory, by Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), which approaches the emotions as a supposed effect and observes the intentionality and social representation of the subjects involved within particular situations of communication. Analyzing mediatic science popularization texts for kids is a type of social inclusion, because the popularization to the non-specialized public may be a scientific culture promoter. This way, it is confirmed the importance of understanding how the presence of pathemization – resource that seeks to captivate and seduce the reader – favors the approximation of science with all other society sectors, mainly kids and school that are more touched by the exclusion process. The study corpus is composed by 40 mediatic science popularization articles that focus the infant public and that are available to non-signers; 20 published on the on-line magazine Ciência Hoje das Crianças and 20 on the on-line magazine Minas Faz Ciência Infantil, between January 2016 and May 2018. The methodology applied consists in the qualitative analysis, starting from the global and the specific situations of communication from both mediatic vehicles, the identification of linguistic-discursive categories that contribute to appealing to emotionality and the verification of the emotions topics, proposed by Charaudeau (2010). Then, it is done a comparative analysis between the qualitative data from the analysis of each vehicle. It is believed that pathemic strategies help the producer of the text in the process of co-creation of meaning and that, further than facilitating the comprehension of the text and provoking the interest of the reader kid, may serve as a bridge towards establishing a scientific culture in the country, because popularizing science is also teach the citizen in process of formation critically.;
Palavras-chave Divulgação da ciência; Patemização; Crianças; Mídia; Science popularization; Pathemization; Kids; Media;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8930;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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