Resumen:
Este estudo busca investigar, em artigos de divulgação da ciência midiática dirigidos a crianças, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos de emoção, com vistas à visada de captação do discurso, própria do discurso de midiatização da ciência. Os efeitos patêmicos são analisados segundo os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. Analisar textos de divulgação científica midiática para crianças é uma forma de inclusão social, pois a popularização ao público não especializado pode ser fomentadora da cultura científica. Desse modo, ratifica-se a importância de compreender de que modo a presença da patemização – recurso que visa captar e seduzir o leitor – favorece a aproximação da ciência com todos os setores da sociedade. O corpus de estudo é composto de 40 artigos de divulgação científica midiática voltados ao público infantil e disponíveis aos não-assinantes; 20 publicados na revista on-line Ciência Hoje das Crianças e 20 na revista on-line Minas Faz Ciência Infantil, no período de janeiro de 2016 a maio de 2018. A metodologia empregada consiste na análise qualitativa, a partir da situação global e da situação específica de comunicação dos dois suportes midiáticos, da identificação de categorias linguístico-discursivas que contribuem para o apelo à emocionalidade e da verificação das tópicas de emoção, propostas por Charaudeau (2010). Em seguida, é realizada uma análise comparativa entre os dados qualitativos provenientes das análises de cada suporte. Assume-se que as estratégias patêmicas auxiliam o produtor do texto no processo de coconstrução de sentido e que, para além de facilitar a compreensão do texto e despertar o interesse da criança leitora, podem servir de ponte para o estabelecimento de uma cultura científica no país, pois divulgar ciência é também educar criticamente o cidadão que está em processo de formação.