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Os letramentos do professor: Articulações que se Constroem entre a Formação e a Ação Docente

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Autor Temóteo, Antonia Sueli da Silva Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5584265466475119;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Os letramentos do professor: Articulações que se Constroem entre a Formação e a Ação Docente;
Resumo O trabalho discute perspectivas de formação de professores, a partir da experiência com o subprojeto PIBID/Letras-Língua Portuguesa, visando a compreender a constituição dos letramentos para e no local de trabalho, considerando novas construções possibilitadas pela perspectiva do formar letrando. A discussão é guiada pela questão: como os usos e os significados dos letramentos dos professores supervisores, bolsistas do PIBID, se articulam nos contextos da universidade e da escola? Assim, definiu-se como objetivo geral analisar os processos pelos quais se articulam os usos e os significados dos letramentos dos professores supervisores, bolsistas do PIBID, nos contextos da universidade e da escola, com base na compreensão de letramento como prática social. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivos específicos: identificar as práticas de letramento desenvolvidas pelos professores supervisores, bolsistas PIBID, nos contextos formativos da universidade e da escola, em função das atividades que desenvolvem; compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores supervisores a essas práticas de letramento que se entrecruzam nas atividades pedagógicas, desenvolvidas nesses espaços; e caracterizar as relações que organizam e articulam as práticas de letramento dos professores supervisores, bolsistas PIBID, na parceria entre universidade e escola. A contribuição do Programa é discutida a partir dos conceitos de eventos de letramento (HEATH, 1983) e prática de letramento (STREET, 1988), comunidade de prática (WENGER, 2001) e de agência de letramento (KLEIMAN, 2006). Dessa forma, o tratamento dos dados ocorreu a partir de uma descrição analítica das atividades que se desenvolvem no contexto do subprojeto PIBID/Letras-Língua Portuguesa. Na sequência, discutiu-se as categorias de análise: Identidade, formação, aprendizagem e intertextualidade/dialogicidade. A pesquisa mostra que o Programa proporciona, ao supervisor, a construção de letramentos em seu próprio local de trabalho, através das muitas atividades que desenvolve, as quais dizem respeito a diferentes ações que se efetivam no cotidiano das práticas pedagógicas dos professores e que lhes possibilita construir saberes para além dos conteúdos inerentes à área do conhecimento e às especificidades didático-pedagógicas do fazer docente.;
Abstract The present thesis discusses the perspectives of teacher education, based on the experience with PIBID / Language and Literature Course-Portuguese Language subproject, aiming to understand the constitution of the literacy FOR and IN the workplace, considering new constructions made possible by the perspective of literacy formation. The discussion is guided by the question: how do the uses and meanings of the PIBID supervising teachers' literacies, articulate in the contexts of the university and the school? Thus, it was defined as a general objective to analyze the processes by which the uses and meanings of supervising teachers' literacies of PIBID are articulated in the contexts of the university and the school, based on the understanding of literacy as a social practice. In this perspective, the specific objectives of the work are: to identify the literacy practices developed by the supervisors, PIBID scholarship holders, in the university and school contexts, according to the activities they develop; to understand the senses that are attributed by the supervising teachers to these literacy practices, which intersect in the pedagogical activities developed in these spaces; and characterize the relationships that organize and articulate the literacy practices of supervisors, PIBID grantees, in the partnership between university and school. The contribution of the Program is discussed from the concepts of literacy events (Heath, 1983) and literacy practices (STREET, 1988), community of practice (WENGER, 2001) and literacy agency (KLEIMAN, 2006). In this way, the data treatment took place from an analytical description of the activities that take place in PIBID’s context / Language and Literature Course-Portuguese Language subproject. The following categories of analysis discussed: Identity, formation, learning and intertextuality / dialogicity. The research shows that the program provides the supervisor with the construction of literacy in his own workplace, through the many activities that he develops, which relate to different actions that take place in the daily practice of teachers' pedagogical practices and which enables them build knowledge beyond the inherent content of the area of knowledge and the didactic-pedagogical specificities of teaching.; La thèse discute des perspectives dans la formation des enseignants dès l’expérience avec le sous-project PIBID/Lettres-Langue Portuguaise, au vue de comprendre la constitution de l'apprentissage pour et dans le milieu de travail, en tenant compte des nouvelles constructions liées à la formation professionnelle. La discussion est guidée par la question suivante: comment les usages et les sens de l'apprentissage des enseignants superviseus, boursiers du PIBID, s’articulent les uns avec les autres dans les contextes de l’université et de l’école ? Alors, on a défini pour but général analyser les procéssus par lequels s’articulent les usages et les sens de l'apprentissage des enseignants superviseurs, boursiers du PIBID, dans le contextes de l’université et de l’école, sur la base d’une compréhension de l'apprentissage des enseignants comme une pratique social. À cet égard, le travail a comme objectives spécifiques : identifier les pratiques de apprentissage que sont développées par les enseignants superviseurs, boursiers PIBID, dans les contextes de formation de l’université et de l’école, en fonction des activités qui s’y déroulent ; comprendre les sens que sont attribués par les enseignants superviseurs à ses pratiques d’apprentissage qui s’entrecroisent dans les activités pédagogiques, dévellopées dans ces spaces, et de caractériser les rélations qui organisent et articulent les pratiques d’apprentissage des enseignants superviseurs, boursiers PIBID, au partenariat entre université et école. La contribution du programme est discutée selon les concepts des événements d’apprentissage (HEATH, 1983) et la pratique d’apprentissage (STREET, 1988), de comunnauté de pratique (WENGER, 2001) et d’agence d’apprentissage (KLEIMAN, 2006). Par conséquent, le traitement des données a eu lieu dans une description analytique des activités qui se développent dans le contexte du sous-project PIBID/ Lettres-Langue Portuguaise. À la suite, les catégories d’analyse qu’on a retiré des donnés : identité, formation, apprentissage et inter-textualité /dialoguisme, ont été sousmis à discussion. La recherche a montrée que le programme offre au superviseur la construction de l’apprentissage dans son propre milieu de travail à travers le développement de maintes activités, lequelles concernent les differentes actions qui s’effectivent ao jour le jour de la pratique pédagogique des enseignants et que leur possibilite construir des connaissances au-delà des contenus inhérents à la branche du connaissance spécifique didatico-pédagogique de la pratique de l’enseignement.;
Palavras-chave Letramentos do Professor; Formação continuada; PIBID/Letras; Teacher's Literacy; Continuous training; PIBID/ Language and Literature Course-Portuguese Language; Apprentissage de l’enseignant; Formation continuée; PIBID/ Lettres-Langue Portuguaise;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-03-22;
Agência de fomento UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8879;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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