Abstract:
O trabalho discute perspectivas de formação de professores, a partir da experiência com o subprojeto PIBID/Letras-Língua Portuguesa, visando a compreender a constituição dos letramentos para e no local de trabalho, considerando novas construções possibilitadas pela perspectiva do formar letrando. A discussão é guiada pela questão: como os usos e os significados dos letramentos dos professores supervisores, bolsistas do PIBID, se articulam nos contextos da universidade e da escola? Assim, definiu-se como objetivo geral analisar os processos pelos quais se articulam os usos e os significados dos letramentos dos professores supervisores, bolsistas do PIBID, nos contextos da universidade e da escola, com base na compreensão de letramento como prática social. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivos específicos: identificar as práticas de letramento desenvolvidas pelos professores supervisores, bolsistas PIBID, nos contextos formativos da universidade e da escola, em função das atividades que desenvolvem; compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores supervisores a essas práticas de letramento que se entrecruzam nas atividades pedagógicas, desenvolvidas nesses espaços; e caracterizar as relações que organizam e articulam as práticas de letramento dos professores supervisores, bolsistas PIBID, na parceria entre universidade e escola. A contribuição do Programa é discutida a partir dos conceitos de eventos de letramento (HEATH, 1983) e prática de letramento (STREET, 1988), comunidade de prática (WENGER, 2001) e de agência de letramento (KLEIMAN, 2006). Dessa forma, o tratamento dos dados ocorreu a partir de uma descrição analítica das atividades que se desenvolvem no contexto do subprojeto PIBID/Letras-Língua Portuguesa. Na sequência, discutiu-se as categorias de análise: Identidade, formação, aprendizagem e intertextualidade/dialogicidade. A pesquisa mostra que o Programa proporciona, ao supervisor, a construção de letramentos em seu próprio local de trabalho, através das muitas atividades que desenvolve, as quais dizem respeito a diferentes ações que se efetivam no cotidiano das práticas pedagógicas dos professores e que lhes possibilita construir saberes para além dos conteúdos inerentes à área do conhecimento e às especificidades didático-pedagógicas do fazer docente.