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Diretrizes de desenvolvimento de um instrumento metaprojetual para a concepção e condução de negócios de moda

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Autor Nicoletti, Maíra Meira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5075685964280799;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Diretrizes de desenvolvimento de um instrumento metaprojetual para a concepção e condução de negócios de moda;
Resumo No âmbito da economia nacional, o setor de moda é um dos mais expressivos. Entre os negócios pertencentes ao setor, encontram-se as marcas de moda, empresas que criam e comercializam produtos de vestuário. Muitas dessas empresas são gerenciadas pelos próprios designers que também são responsáveis pelas coleções desenvolvidas. Porém, observa-se que marcas de moda não se sustentam por muito tempo no mercado, sendo um dos principais motivos ligados à gestão. Somando-se à complexidade do setor, que engloba diferentes níveis de atividades e atores, faz-se necessário maneiras particulares de criar e gerir empresas pertencentes a este segmento. Neste contexto, o presente estudo parte do pressuposto de que um instrumento orientado pelo design poderia auxiliar na concepção de novos negócios de moda. Sabe-se que hoje a atuação da disciplina ultrapassa o sentido uma vez dado, essencialmente relacionado ao projeto de produtos. Assim, apresenta-se o conceito de metaprojeto, associado ao design estratégico, como um espaço que favorece a reflexão e a aprendizagem durante a criação de um negócio. Desta forma o objetivo geral deste trabalho é propor diretrizes para o desenvolvimento de um instrumento metaprojetual para a concepção de negócios de moda. Para tanto, foram realizadas entrevistas com designers de moda empreendedores visando entender melhor o processo de abertura de suas marcas. A partir da análise de conteúdo, encontrou-se como principal resultado a falta de reflexão por parte destes designers empreendedores. Além disso, observou-se uma certa dificuldade dos mesmos em adequarem-se à métodos e procedimentos tradicionais de administração utilizados para criação de modelos de negócios. Este aspecto mostrou-se relacionado com a maneira design de raciocinar e também com a falta de conhecimentos de administração. Diante disso, constatou-se que uma ferramenta metaprojetual utilizada para conceber negócios de moda pode ser relevante, uma vez que possibilita pesquisar, refletir e aprender dentro deste processo. Como resultado a pesquisa apresenta sete diretrizes para o desenvolvimento deste instrumento, entendendo que o mesmo é capaz de atuar na criação de negócios sob outra perspectiva, mais sistêmica, criativa e particular para o campo da moda.;
Abstract Within the national economy, the fashion sector is one of the most expressive. Among the businesses belonging to the sector are the fashion brands, companies that create and sell clothing products. Many of these companies are managed by the designers themselves, who are also responsible for the collection development. However, it is observed that fashion brands do not hold for a long time in the market, being one of the main reasons linked to the management. Adding to the complexity of the sector, which encompasses different levels of activities and actors, particular ways of creating and managing companies belonging to this segment are necessary. In this context, the present study assumes that a design-oriented instrument could assist in the design of new fashion businesses. It is known that today the performance of the discipline goes beyond the sense once given, essentially related to the product development. Thus, the concept of a metadesign, associated to strategic design, is presented as a space that favors reflection and learning during the design of a business. In this way the general objective of this work is to propose guidelines for the development of a metadesign instrument for the conception of fashion business. For that, interviews were conducted with fashion entrepreneurs to better understand the process of opening their brands. From the analysis of content, the main result was the lack of reflection on the part of enterprising fashion designers to open their brands. In addition, there was a certain difficulty in adapting to the traditional methods and procedures used to create business models. This aspect has been related to the design thinking and the lack of management knowledge. In view of this, it was found that a metaprojectual tool used to conceive new business can be relevant, since it allows to research, reflect and learn within this process guided by a design culture. As a final result, the research presents seven guidelines for the development of this instrument, understanding that it is able to guide the creation of business from another perspective, more systemic, creative and particular to the field of fashion.;
Palavras-chave Design Estratégico; Metaprojeto; Moda; Modelos de negócios; Strategic Design; Metadesign; Fashion; Business Model;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8806;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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