Resumo:
No âmbito da economia nacional, o setor de moda é um dos mais expressivos. Entre os negócios pertencentes ao setor, encontram-se as marcas de moda, empresas que criam e comercializam produtos de vestuário. Muitas dessas empresas são gerenciadas pelos próprios designers que também são responsáveis pelas coleções desenvolvidas. Porém, observa-se que marcas de moda não se sustentam por muito tempo no mercado, sendo um dos principais motivos ligados à gestão. Somando-se à complexidade do setor, que engloba diferentes níveis de atividades e atores, faz-se necessário maneiras particulares de criar e gerir empresas pertencentes a este segmento. Neste contexto, o presente estudo parte do pressuposto de que um instrumento orientado pelo design poderia auxiliar na concepção de novos negócios de moda. Sabe-se que hoje a atuação da disciplina ultrapassa o sentido uma vez dado, essencialmente relacionado ao projeto de produtos. Assim, apresenta-se o conceito de metaprojeto, associado ao design estratégico, como um espaço que favorece a reflexão e a aprendizagem durante a criação de um negócio. Desta forma o objetivo geral deste trabalho é propor diretrizes para o desenvolvimento de um instrumento metaprojetual para a concepção de negócios de moda. Para tanto, foram realizadas entrevistas com designers de moda empreendedores visando entender melhor o processo de abertura de suas marcas. A partir da análise de conteúdo, encontrou-se como principal resultado a falta de reflexão por parte destes designers empreendedores. Além disso, observou-se uma certa dificuldade dos mesmos em adequarem-se à métodos e procedimentos tradicionais de administração utilizados para criação de modelos de negócios. Este aspecto mostrou-se relacionado com a maneira design de raciocinar e também com a falta de conhecimentos de administração. Diante disso, constatou-se que uma ferramenta metaprojetual utilizada para conceber negócios de moda pode ser relevante, uma vez que possibilita pesquisar, refletir e aprender dentro deste processo. Como resultado a pesquisa apresenta sete diretrizes para o desenvolvimento deste instrumento, entendendo que o mesmo é capaz de atuar na criação de negócios sob outra perspectiva, mais sistêmica, criativa e particular para o campo da moda.