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A influência das práticas empreendedoras de uma universidade na formação de ecossistemas de inovação : um estudo à luz da teoria do trabalho institucional

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Autor Bittencourt, Anelise Caon;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4760061603612444;
Orientador Balestrin, Alsones;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1435470207494329;
Co-orientador Faccin, Kadígia;
Lattes do co-orientador Kadígia Faccin;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A influência das práticas empreendedoras de uma universidade na formação de ecossistemas de inovação : um estudo à luz da teoria do trabalho institucional;
Resumo Fenômenos relacionados à inovação vêm sendo considerados importantes mecanismos para o desenvolvimento econômico e social (ISENBERG; ONYEMAH, 2016; NICOTRA et al., 2017), trazendo para o centro do debate entre acadêmicos e executivos como redes colaborativas dinâmicas de pessoas e organizações podem ser desenvolvidas com o objetivo de gerar um cenário competitivo e empreendedor. Tais estruturas são reconhecidas como Ecossistemas de Inovação e caracterizam-se por atividades inovadoras que dependem de acordos de colaboração entre empresas e instituições locais, envolvendo universidades, institutos de pesquisa, centros de transferência de tecnologia, entre outros (AUTIO; THOMAS, 2014). Neste contexto, as universidades passam a figurar como um grande influenciador e facilitador do processo de criação e desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação (FOSS; GIBSON, 2015). Para compreensão do fenômeno, utilizou-se a Teoria do Trabalho Institucional (LAWRENCE; SUDDABY, 2006), que reforça a centralidade do ator e de suas práticas na promoção de novas configurações institucionais. Desta forma, a presente tese concentra-se nas práticas empreendedoras de uma universidade, objetivando entender quais são e como influenciam a formação de um Ecossistema de Inovação. A pesquisa empírica empregou uma abordagem qualitativa processual, onde resgatou-se a trajetória da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), destacando sua mudança organizacional voltada para uma postura mais empreendedora e conectada com o mercado, a qual reverberou na formação de um Ecossistema de Inovação. Desta forma, o estudo endereça três principais contribuições: (1) o duplo papel da universidade no processo, enquanto ponto focal e articulador de práticas com demais atores e de suporte no ecossistema ao se transformar internamente; (2) a importância de práticas colaborativas que reverberam em materialidade no início do processo, com destaque para o estabelecimento de parcerias da universidade com empresas, o desenvolvimento de pesquisas voltadas a demandas de mercado e construção de novos empreendimentos no campus; e (3) a predominância de Trabalho Institucional Relacional como principal forma empregada na transformação do ambiente e a reflexividade da universidade em buscar o novo contexto. Os resultados obtidos intencionam fomentar novas pesquisas e discussão sobre diferentes formas empregadas para configuração de espaços de inovação e empreendedorismo a partir de práticas colaborativas.;
Abstract Innovation-related phenomena are the main tools for economic and social development (ISENBERG; ONYEMAH, 2016; NICOTRA et al., 2017), bringing to the center of the debate between scholars and projects how the dynamics of people and organizations can be developed aiming to generate a competitive and enterprising scenario. These structures are recognized as innovation ecosystems and are characterized by innovative activities that depend on the link between companies and local units, such as research institutes, technology transfer centers, among others (AUTIO; THOMAS, 2014). In this context, as universities undergo a process of great influence and facilitator on the process of creation and development of innovation ecosystems (FOSS; GIBSON, 2015). In order to understand the phenomenon, in the light of the institutional work theory (LAWRENCE; SUDABY, 2006), the centrality of the actor and his practices of new institutional skills is reinforced. Therefore, we present the entrepreneurial skills of a university, aiming intelligences and influencing the formation of an Innovation Ecosystem. The research was carried out in a qualitative process page, where a research was conducted at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), highlighting a new approach focused on innovation and connectivity with the market, a novelty in the formation of a new concept of innovation. Consequently, the addressing process for the main pillars are: (1) the dual role of the university in the process, such as the focal point and articulator of customer service practices and ecosystem support as transforming internally; (2) the importance of collaborative practices and reverberation in materiality in the higher education process, emphasizing the establishment of university companies, the development of research aimed the market demand and the construction of new ventures on campus; and (3) the predominance of relational institutional work as the main way to use the transformation of the environment and the reflexivity of the university in seeking the new context. The results revealed new researches and discussions about the different forms of configuration of spaces of innovation and entrepreneurship from collaborative practices.;
Palavras-chave Ecossistemas de Inovação; Universidade Empreendedora; Trabalho Institucional; Práticas Colaborativas; Entrepreneurial University; Innovation Ecosystems; Institutional Work; Collaborative practices;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-03-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8784;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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