Autor |
Schiavini, Janaina Mortari; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7533072548784492; |
Orientador |
Garrido, Ivan Lapuente; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0319401801737464; |
Co-orientador |
Ladeira, Wagner Junior; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/9003489318938913; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Mecanismos de governança em plataformas de consumo colaborativo : um estudo experimental; |
Resumo |
O fenômeno do consumo colaborativo, que permite o acesso ao invés da posse de bens, tem sido capaz de afetar negócios tradicionais em todo o mundo. Isso porque as pessoas têm se apoiado umas nas outras para tomar decisões de consumo, principalmente no contexto da internet e das plataformas digitais. Entretanto, estas plataformas representam modelos de negócios inovadores e apresentam diferenças de gestão, governança e estratégia se comparadas às organizações formais-burocráticas. O valor criado pela comunidade é uma das principais fontes de vantagem competitiva e por isso um sistema de governança é uma competência essencial para este tipo de negócio. Porém, pesquisas com foco em governança nas plataformas que emergem do consumo colaborativo ainda são muito limitadas. Existe um gap de pesquisa sobre o problema da cooperação no consumo colaborativo, e estudos sobre os mecanismos que analisam este problema são necessários. A partir destas constatações, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos moderadores da disposição a confiar e do risco percebido na relação entre sanções/comunicação e cooperação no contexto do consumo colaborativo. Com base na teoria dos dilemas sociais e nas pesquisas sobre consumo colaborativo, as hipóteses desta pesquisa previam que a introdução dos mecanismos de governança aumentaria a cooperação, e que a comunicação causaria maior impacto na cooperação do que as sanções. Além disso, esperava-se que quanto maior a disposição a confiar, maior a influência da comunicação na cooperação, e quanto menor a disposição a confiar, maior a influência das sanções. Estas foram as hipóteses centrais deste trabalho, que foram testadas por meio de uma pesquisa experimental com 223 participantes. Os resultados suportaram em partes as relações admitidas nas hipóteses, indicando que: (1) sanções e comunicação tiveram o mesmo efeito sobre a cooperação; (2) a disposição a confiar moderou negativamente a relação entre sanções e cooperação e também a relação entre comunicação e cooperação; e (3) o risco percebido moderou positivamente a relação entre sanções e cooperação e também a relação entre comunicação e cooperação. No que tange as sanções, estes resultados corroboram a teoria dos dilemas sociais sobre o uso de sanções para coagir o indivíduo a cooperar. Com relação à comunicação, este trabalho contribui principalmente para compreender as condições nas quais os dilemas sociais são resolvidos em plataformas não-monetárias de consumo colaborativo, mostrando que a transparência das informações sobre as interações e a possibilidade de comunicação direta entre os usuários da plataforma também é um mecanismo que alavanca a cooperação, sem precisar de controles e incentivos externos. Por fim, entende-se que a concretização desse trabalho representa uma contribuição relevante para o conhecimento das atitudes dos consumidores em relação à governança no consumo colaborativo, ajudando as plataformas a promoverem melhor regulação das comunidades. Além disso, esta pesquisa contribui para construção de novos modelos conceituais para governança no consumo colaborativo, dada a relevância e atualidade do fenômeno.; |
Abstract |
The phenomenon of collaborative consumption, that allows access instead of possesion of goods, and has been able to affect traditional businesses around the world. This is because people have relied on one another to make consumer decisions, especially in the context of the internet and digital platforms. However, these platforms present differences in management, governance and strategy when compared to formal-bureaucratic organizations. The value created by the community is the main source of competitive advantage and therefore a governance system is an essential competency for this type of business. However, research focused on the governance of platforms that emerge from collaborative consumption is still very limited. There is a research gap on the problem of cooperation in collaborative consumption, and studies about the mechanisms that influence this problem are needed. Based on these findings, the present study aimed to analyze the influence of different governance mechanisms (sanctions and communication) on cooperation and the moderating effects of disposition to trust and perceived risk in the context of collaborative consumption. Based on the theory of social dilemmas and research on collaborative consumption, the hypotheses of this research predicted that the introduction of governance mechanisms would increase cooperation and that communication would have a greater impact on cooperation than sanctions. In addition, it was hoped that the greater the disposition to trust, the greater the influence of communication on cooperation, and the less the disposition to trust, the greater the influence of sanctions. These were the central hypotheses of this paper, which were tested through experimental research with 223 participants. The results confirmed in parts the relations allowed in the hypotheses, indicating that: (1) sanctions and communication had the same effect on cooperation; (2) the disposition to trust negatively moderated the relationship between sanctions and cooperation and also the relationship between communication and cooperation; and (3) perceived risk moderated positively the relationship between sanctions and cooperation and the relationship between communication and cooperation. Regarding sanctions, these results are in line with previous studies, contributing to reinforcing the effectiveness of control and punishment in social dilemmas. Regarding communication, this paper contributes mainly to understand the conditions under which social dilemmas are solved in non-monetary platforms of collaborative consumption, showing that the transparency of the information about the interactions and the possibility of direct communication between the users of the platform also leverages cooperation, without the need for external controls and incentives, such as punishment. Finally, it is understood that the accomplishment of this study represents a relevant contribution to the knowledge of consumers attitudes towards governance in collaborative consumption, helping the platforms to promote better regulation of their communities. In addition, this research contributes for the construction of new conceptual models for governance in collaborative consumption, given the relevance of the phenomenon.; |
Palavras-chave |
Governança; Economia compartilhada; Consumo colaborativo; Dilemas sociais; Confiança; Governance; Sharing economy; Collaborative consumption; Social dilemas; Trust; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-03; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8783; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |