Autor |
Fleischmann, Damean Klaus de Castro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5897190281422684; |
Orientador |
Silveira, Fabrício Lopes da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8096511043948981; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Visão além do alcance: práticas de uso e disciplina Tecnossensorial do Drone; |
Resumo |
Quais são os usos concretos dos drones no espaço vivido imediato? Não há uma relação de afetação e convergência entre o drone da cultura bélica e o dos civis? Estaríamos diante de uma nova necessidade, emergência de uma nova cultura visual e comportamental? Através destas dúvidas, incitamos o leitor a refletir sobre as possibilidades que se “ocultam” ao se utilizar desta tecnologia, e que vêm construindo nos últimos 10 anos, no Brasil, não apenas novos negócios, mas contribuindo para a transformação da comunicação. Aplicamos uma pesquisa exploratória seguida das técnicas de observação, entrevista e análise dos registros. E destas, traçamos uma comparação entre as culturas, com intuito de compreender a relação dos atores operadores-drones-câmeras, justamente para identificar semelhanças e dessemelhanças, tendências estimuladas por efeitos digitais de visão e a relação expressiva com a tecnologia. Traçamos uma linha de pensamento a respeito da coleta de campo com base nas obras A Máquina de Visão, Guerra & Cinema, de Paul Virilio, e Teoria do Drone, de Grégoire Chamayou, para compreender o fenômeno da relação social com a tecnologia da comunicação. Como resultado, identificamos a soma de sentimento, necessidade, expressão, compartilhamento de “inteligência” e de experiência sensorial, efeitos digitais de imagens, princípio do surgimento de uma rede social imersiva e o início da nova geração de “guerreiros” que poderá mudar o estado da guerra moderna. Tudo isso como resultado da exploração de uma mídia remotamente controlada.; |
Abstract |
What are the concrete uses of drones in the immediate lived space? Is there no relation of affectation and convergence between the drone of war culture and that of civilians? Are we facing a new need, the emergence of a new visual and behavioral culture? Through these doubts, we urge the reader to reflect on the possibilities that are "hidden" when using this technology, and that have been building in the last 10 years, in Brazil, not only new businesses, but contributing to the transformation of communication. We applied an exploratory research followed by techniques of observation, interview and analysis of records. And from these, we draw a comparison between cultures, in order to understand the relationship of the actors-drones-cameras actors, precisely to identify similarities and dissimilarities, trends stimulated by digital effects of vision and expressive relationship with technology. We drew a line of thought about field collection based on Paul Virilio's Machine Vision, War & Cinema, and Gregoire Chamayou's Drone Theory, to understand the phenomenon of social relation with communication technology. As a result, we identify the sum of feeling, need, expression, sharing of "intelligence" and sensory experience, digital effects of images, principle of the emergence of an immersive social network and the beginning of the new generation of "warriors" state of modern warfare. All this as a result of the exploitation of a remotely controlled media.; |
Palavras-chave |
Drone; Câmera; Culturas; Visão; Transformação; Tecnossensorial; Drone; Camera; Cultures; View; Transformation; Technosensorial; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-04-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8750; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |