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Fandom e mercado literário: um mapa das mediações das fãs de romance no contexto brasileiro

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Autor Carlos, Giovana Santana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6816246438654063;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Fandom e mercado literário: um mapa das mediações das fãs de romance no contexto brasileiro;
Resumo Nesta pesquisa busquei mapear as mediações das fãs do gênero literário Romance no Brasil. A partir das blogueiras em parceria com editoras nacionais, foi possível encontrar uma relação única entre fãs e indústrias culturais, nas quais as blogueiras realizam diversas atividades para divulgar os títulos das editoras de forma gratuita, recebendo livros como remuneração. A posição de parceiras dá às blogueiras um lugar de privilégio no fandom, tornando-as capazes de intervir e mobilizar o fandom, seja a favor deste ou do mercado. Tendo como base teórica os Estudos de Romance (RADWAY, 1984; REGIS, 2007; FRANZ, SELINGER, 2012), primeiro apresento o histórico e elementos narrativos do gênero, em segundo, através dos Estudos de Fãs (JENKINS, 2009 e 2015; BOOTH, 2010 e 2015; BUSSE, 2013) apresento a discussão sobre fãs mulheres e, por último, com a Teoria latino-americana de Mediações (MARTÍN-BARBERO, 2009; LOPES, 2018; GIRARDI JÚNIOR, 2018) defino um mapa das mediações das fãs de Romance através das mediações de socialidade, tecnicidade, institucionalidade e ritualidade. Através da etnografia (ANGROSINO, 2009; HINE, 2015), durante três anos, realizei observações participantes em diversos eventos literários, entrevistei blogueiras e profissionais, apliquei um questionário online e coletei material na internet com o intuito de traçar um perfil das fãs de Romance no país e apresentar casos em que as mediações das fãs-parceiras ocorrem, de forma a mostrar seu papel no mercado de Romance no Brasil. A realidade do mercado editorial brasileiro, aliada com as atuais potencialidades tecnológicas da Internet e das novas mídias utilizada pelas fãs, permitem as especificidades do mercado e fandom de Romance no Brasil, na qual as fãs possuem um papel determinante no sucesso e consolidação do gênero.;
Abstract In this research I sought out to map romance fans’ mediations in Brazil. Starting from the bloggers in partnership with national publishers, it was possible to find a unique relationship between fans and cultural industries, in which bloggers perform a diversity of activities for the publishers, such as book advertising without being paid, receiving books as conpensation. Being a partner for bloggers is a place of privilege in fandom, which allows them to intervene and mobilize fandom, whether in favor of the fans or the market. Based on Romance Popular Studies (RADWAY, 1984, REGIS, 2007, FRANZ, SELINGER, 2012), I first present the history and narrative elements of the genre, secondly I address female gender in fandom through Fan Studies (JENKINS, 2009, 2015, BOOTH, 2010, 2015; BUSSE, 2013), and, finally, with the Latin American Theory of Mediations bias (MARTIN-BARBERO, 2009; LOPES, 2018; GIRARDI JÚNIOR, 2018) I traced a map of the following mediations of Romance fans: sociality, technicity, institutionality and rituality. Through ethnography (ANGROSINO, 2009, HINE, 2015), during three years, I made observations as a participant in various literary events, interviewed bloggers and professionals, I applied an online survey and collected material on the internet in order to draw a Romance fan profile in Brazil and present cases where mediations of partner-fans occur, in order to show their role in the Romance market. Brazil’s publishing market combined with the present technological potentialities of internet and new media used by fans create Brazil’s Romance market and fandom specificities, in which fans have a predominant role for the genre’s success and consolidation.;
Palavras-chave Romance; Romances Sentimentais; Literatura popular; Cultura de fãs; Mediações; Romance; Sentimental romance; Popular literature; Fan cultures; Mediations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-03-26;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; FULBRIGHT- Brasil;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8700;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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