Resumo:
Nesta pesquisa busquei mapear as mediações das fãs do gênero literário Romance no Brasil. A partir das blogueiras em parceria com editoras nacionais, foi possível encontrar uma relação única entre fãs e indústrias culturais, nas quais as blogueiras realizam diversas atividades para divulgar os títulos das editoras de forma gratuita, recebendo livros como remuneração. A posição de parceiras dá às blogueiras um lugar de privilégio no fandom, tornando-as capazes de intervir e mobilizar o fandom, seja a favor deste ou do mercado. Tendo como base teórica os Estudos de Romance (RADWAY, 1984; REGIS, 2007; FRANZ, SELINGER, 2012), primeiro apresento o histórico e elementos narrativos do gênero, em segundo, através dos Estudos de Fãs (JENKINS, 2009 e 2015; BOOTH, 2010 e 2015; BUSSE, 2013) apresento a discussão sobre fãs mulheres e, por último, com a Teoria latino-americana de Mediações (MARTÍN-BARBERO, 2009; LOPES, 2018; GIRARDI JÚNIOR, 2018) defino um mapa das mediações das fãs de Romance através das mediações de socialidade, tecnicidade, institucionalidade e ritualidade. Através da etnografia (ANGROSINO, 2009; HINE, 2015), durante três anos, realizei observações participantes em diversos eventos literários, entrevistei blogueiras e profissionais, apliquei um questionário online e coletei material na internet com o intuito de traçar um perfil das fãs de Romance no país e apresentar casos em que as mediações das fãs-parceiras ocorrem, de forma a mostrar seu papel no mercado de Romance no Brasil. A realidade do mercado editorial brasileiro, aliada com as atuais potencialidades tecnológicas da Internet e das novas mídias utilizada pelas fãs, permitem as especificidades do mercado e fandom de Romance no Brasil, na qual as fãs possuem um papel determinante no sucesso e consolidação do gênero.