Autor |
Mayer, William; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7466286882243945; |
Orientador |
Kilpp, Suzana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8987400261712739; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Audiovisualidades e construtos de movimento nas imagens e imagéités do facebook; |
Resumo |
Existem dois termos que circundam esta pesquisa desde o princípio e que de alguma maneira são impreteríveis à formulação do seu problema central: imagem e movimento. Nosso interesse ao observar o Facebook é o de compreender como a construção de movimento na rede social produz imagens e imagéités próprias do Facebook, ambas tendências de uma audiovisualidade que acreditamos durar no próprio Facebook. Veremos como o Facebook constrói a ilusão de “movimento” através de uma imagem-movimento das redes sociais, conceito abordado a partir das proposições de Deleuze no Cinema. Constelamos construtos de movimento que emulam regimes de visibilidade, e através das imagéités da efemeridade, da jogabilidade e da ethicidade analisamos como os algoritmos, a Linha do Tempo, o Feed de Notícias, a interface e outras aplicações do Facebook agem na rede social, criando esta ilusão da experiência audiovisual. Produzimos um mapa atual do Facebook, escavando a rede social, na intenção de construir uma visão ampla de como ela poderia ser vista no período proposto durante a tese. Através, também, dos conceitos de imagem nua, ostensiva e metamórfica, de Rancière, aprofundamos o que entendemos como imagens e imagéités do Facebook, e conseguimos aplicar estes conceitos na análise dos objetos escolhidos.; |
Abstract |
There are two terms that surround this research from the beginning and that are somehow imperative in the formulation of its central problem: movement and image. Our interest in observing Facebook is to understand how the construction of movement in the social network produces images and imagéités that make up Facebook, both tendencies of an audiovisuality that we believe to last in Facebook. We will see how Facebook constructs the illusion of "movement" through an image-movement of social networks, a concept approached from the propositions of Deleuze in Cinema. We constellate constructs of movement that emulate regimes of visibility, and through the imagery of ephemerality, gameplay and ethics we analyze how the algorithms, the Timeline, the News Feed, the interface and other Facebook applications act in the social network, creating this illusion of the audiovisual experience. We produced a current map of Facebook, excavating the social network, in an attempt to construct a broad view of how it might be seen in the period proposed during the thesis. Through the concepts of naked, ostentatious and metamorphic images of Rancière, we delve into what we understand as images and imagéités of Facebook and we could apply these concepts in the analysis of the chosen objects.; |
Palavras-chave |
Comunicação; Audiovisualidades; Imagem-movimento; Imagéité; Facebook; Communication; Audiovisualitys; Movement-Image; Imagéités; Facebook; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-04-03; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8697; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |