Resumo:
Existem dois termos que circundam esta pesquisa desde o princípio e que de alguma maneira são impreteríveis à formulação do seu problema central: imagem e movimento. Nosso interesse ao observar o Facebook é o de compreender como a construção de movimento na rede social produz imagens e imagéités próprias do Facebook, ambas tendências de uma audiovisualidade que acreditamos durar no próprio Facebook. Veremos como o Facebook constrói a ilusão de “movimento” através de uma imagem-movimento das redes sociais, conceito abordado a partir das proposições de Deleuze no Cinema. Constelamos construtos de movimento que emulam regimes de visibilidade, e através das imagéités da efemeridade, da jogabilidade e da ethicidade analisamos como os algoritmos, a Linha do Tempo, o Feed de Notícias, a interface e outras aplicações do Facebook agem na rede social, criando esta ilusão da experiência audiovisual. Produzimos um mapa atual do Facebook, escavando a rede social, na intenção de construir uma visão ampla de como ela poderia ser vista no período proposto durante a tese. Através, também, dos conceitos de imagem nua, ostensiva e metamórfica, de Rancière, aprofundamos o que entendemos como imagens e imagéités do Facebook, e conseguimos aplicar estes conceitos na análise dos objetos escolhidos.