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Technology Roadmapping para startups : um método para a elaboração de Estratégias de Negócio

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Autor Garcia, Alexandre de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0684015463300792;
Orientador Verschoore Filho, Jorge Renato de Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5485189907016634;
Co-orientador Antunes Júnior, José Antônio Valle;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Technology Roadmapping para startups : um método para a elaboração de Estratégias de Negócio;
Resumo A competitividade das firmas depende da elaboração de estratégias mais eficazes, tornando-se necessário o desenvolvimento tecnológico como elemento central. O cenário pesquisado apresenta as starups de base tecnológica como atores potencialmente disruptivos. Por outro lado, as firmas de grande porte utilizam o Technology Roadmapping (TRM) com o objetivo de se posicionar de forma competitiva no mercado, existindo uma lacuna teórica e empírica em relação ao 'como' as startups podem elaborar suas estratégias de negócio a partir da tecnologia. Sendo assim, o estudo trata da incorporação do fator tecnológico na estratégia de negócio das startups. A análise da literatura de TRM no estudo é conectada a lógica da Visão Baseada em Recursos (VBR). O que se efetua é uma abertura da 'caixa preta', algo visto na literatura Neoclássica como desinteressante, mas defendido pela visão Neo Schumpeteriana como importante, viável e crítico. A metodologia de pesquisa adotada no estudo é a Design Science Research, sendo que o artefato proposto a partir do referencial teórico - MI1 (Método de Intervenção 1) foi lapidado através da aplicação sequencial empírica em três startups de base tecnológica, gerando processualmente os Métodos MI2 e MI3. Com isso, é sugerido um método de TRM para startups, que tem o objetivo de auxiliar esse tipo de firma a gerar estratégias de negócio tendo por base a tecnologia. Assim, as contribuições podem ser divididas em três tópicos: i) VBR: a lógica dos recursos como fatores essenciais para o desempenho da firma é considerada com a inclusão da variável 'Recursos' no método proposto e assim a VBR é proposta como lastro para o TRM em startups; ii) TRM: o método é desenvolvido para um objeto ainda não abordado pelos pesquisadores da área - as startups de base tecnológica; iii) Economia Industrial: há nesse estudo um exemplo de abertura da 'caixa preta', onde a tecnologia é utilizada como input para novas estratégias da firma, corroborando dessa forma com a visão Neo Schumpeteriana. Assim, o estudo pode gerar interesse para novas pesquisas focadas nesse objeto e, consequentemente, gerar novas aplicações, novos conceitos e novos métodos ligados à temática da VBR, TRM e Economia Industrial.;
Abstract The competitiveness of firms depends on the elaboration of effective strategies, making technological development as a central element. The researched scenario presents the technology-based startups as potentially disruptive actors. On the other hand, large firms use Technology Roadmapping (TRM) in order to position themselves competitively in the market, there is a theoretical and empirical gap as to ‘how’ startups can shape their business strategies from technology. Thus, this study deals with the incorporation of the technological factor in the startups business strategy. The analysis of TRM literature in this study is connected to the logic of Resource Based View (VBR). What is effected is an opening of the 'black box', something seen in Neoclassical literature as uninteresting, but defended by Neo Schumpeterian vision as important, viable and critical. The research methodology adopted in the study is Design Science Research, and the artifact proposed from the theoretical reference - MI1 (Intervention Method 1) was stenciled through the empirical sequential application in three technology - based startups, generating procedurally the MI2 Methods and MI3. Therefore, it is suggested a TRM method for startups, which aims to help this type of firm generate business strategies based on technology. Thus, the contributions can be divided into three topics: i) VBR: the logic of resources as essential factors for the firm's performance is considered with the inclusion of the variable 'Resources' in the proposed method and thus the VBR is proposed as theoretical barrier for the TRM in startups; ii) TRM: the method is developed for an object not yet addressed by the researchers of the area - the technology-based startups; iii) Industrial Economics: in this study there is an example of the opening of the 'black box', where the technology is used as input for new firm strategies, thus corroborating Neo Schumpeterian vision. Thus, the study may generate interest for new research focused on this object and, consequently, generate new applications, new concepts and new methods related to VBR, TRM and Industrial Economy.;
Palavras-chave Technology Roadmapping; Estratégia; Startups; Visão baseada em recursos; Technology Roadmapping; Strategy; Startups; Resource based view;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-03-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8691;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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