Resumen:
A competitividade das firmas depende da elaboração de estratégias mais eficazes, tornando-se necessário o desenvolvimento tecnológico como elemento central. O cenário pesquisado apresenta as starups de base tecnológica como atores potencialmente disruptivos. Por outro lado, as firmas de grande porte utilizam o Technology Roadmapping (TRM) com o objetivo de se posicionar de forma competitiva no mercado, existindo uma lacuna teórica e empírica em relação ao 'como' as startups podem elaborar suas estratégias de negócio a partir da tecnologia. Sendo assim, o estudo trata da incorporação do fator tecnológico na estratégia de negócio das startups. A análise da literatura de TRM no estudo é conectada a lógica da Visão Baseada em Recursos (VBR). O que se efetua é uma abertura da 'caixa preta', algo visto na literatura Neoclássica como desinteressante, mas defendido pela visão Neo Schumpeteriana como importante, viável e crítico. A metodologia de pesquisa adotada no estudo é a Design Science Research, sendo que o artefato proposto a partir do referencial teórico - MI1 (Método de Intervenção 1) foi lapidado através da aplicação sequencial empírica em três startups de base tecnológica, gerando processualmente os Métodos MI2 e MI3. Com isso, é sugerido um método de TRM para startups, que tem o objetivo de auxiliar esse tipo de firma a gerar estratégias de negócio tendo por base a tecnologia. Assim, as contribuições podem ser divididas em três tópicos: i) VBR: a lógica dos recursos como fatores essenciais para o desempenho da firma é considerada com a inclusão da variável 'Recursos' no método proposto e assim a VBR é proposta como lastro para o TRM em startups; ii) TRM: o método é desenvolvido para um objeto ainda não abordado pelos pesquisadores da área - as startups de base tecnológica; iii) Economia Industrial: há nesse estudo um exemplo de abertura da 'caixa preta', onde a tecnologia é utilizada como input para novas estratégias da firma, corroborando dessa forma com a visão Neo Schumpeteriana. Assim, o estudo pode gerar interesse para novas pesquisas focadas nesse objeto e, consequentemente, gerar novas aplicações, novos conceitos e novos métodos ligados à temática da VBR, TRM e Economia Industrial.