Autor |
Cardoso, Eliane Machado Corrêa; Paim, Diuliane de Castilhos; Dinarowisk, Fernanda; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0557498858158036; http://lattes.cnpq.br/3680519840475943; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Necessidades humanas básicas como fundamento para a educação; |
Resumo |
Este artigo é resultado das leituras e reflexões realizadas através do Pibid (subprojeto História), na Universidade de Caxias do Sul. Em linhas gerais discutimos alguns elementos constitutivos da relação entre educação, classes sociais e políticas públicas, partindo dos conceitos desenvolvidos pela assistente social Potyara Pereira. O tema das políticas públicas está no centro da relação entre estado, necessidades básicas e classe. A partir disso propomos a aplicação de um questionário sócio-econômico-cultural em diferentes escolas onde o Pibid atua, para através da análise das respostas dos alunos estabelecer estas relações. Concluímos que a escola atua diretamente como um aparelho de controle, como pensa Althusser, e que o sucateamento da educação pública é um interesse da classe dominante. Procuramos neste sentido contribuir com o debate acerca da temática em tela.; |
Palavras-chave |
Educação; Classes sociais; Alienação; Ideologia; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8499; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |