RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Mafalda como prática reflexiva: uma abordagem da cultura espanhola em tempos de censura

Mostrar registro simples

Autor Joenck, Amanda; Sbeghen, Luana Bottcher; Cesco, Andrea; Bergmann, Juliana Cristina Faggion;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6314941732181327; http://lattes.cnpq.br/4355610035055651; http://lattes.cnpq.br/6339643703057257; http://lattes.cnpq.br/6301669103025273;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Mafalda como prática reflexiva: uma abordagem da cultura espanhola em tempos de censura;
Resumo No primeiro semestre de 2017, os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras - Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tiveram como projeto norteador de suas intervenções na escola parceira a busca pela prática do professor como um profissional pesquisador reflexivo. Dentre as várias atividades que alicerçam a compreensão de tal fundamento, realizaram inicialmente observações participantes em duas turmas de ensino médio (de primeiro e segundo anos) na Escola Estadual de Ensino Médio Jacó Anderle de Florianópolis, Santa Catarina, para, em seguida, propor e aplicar intervenções que estivessem em acordo com os conteúdos que já tinham sido (ou estavam sendo) trabalhados pela professora da disciplina de Língua Espanhola. Uma dessas intervenções, aplicada com a turma 207, foi construída tendo como referência alguns pontos centrais: pensando em realizar uma prática que acompanhasse o conteúdo programático, optou-se pela continuidade do mesmo tema que vinha sendo desenvolvido com a turma pela professora - A Ditadura na Argentina, em especial a questão dos desaparecidos desse período -, por se considerar a importância da manutenção de uma Sequência Didática (SD) para a aprendizagem (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2008), estimulando nos alunos a reflexão dos conteúdos de maneira interligada, pois considera-se que a quebra de conteúdo é um dificultador para o aluno quanto a conexão entre os temas aprendidos.;
Palavras-chave Educação; PIBID; Espanhol; Ditadura; Mafalda;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8472;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística