Resumo:
No primeiro semestre de 2017, os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras - Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tiveram como projeto norteador de suas intervenções na escola parceira a busca pela prática do professor como um profissional pesquisador reflexivo. Dentre as várias atividades que alicerçam a compreensão de tal fundamento, realizaram inicialmente observações participantes em duas turmas de ensino médio (de primeiro e segundo anos) na Escola Estadual de Ensino Médio Jacó Anderle de Florianópolis, Santa Catarina, para, em seguida, propor e aplicar intervenções que estivessem em acordo com os conteúdos que já tinham sido (ou estavam sendo) trabalhados pela professora da disciplina de Língua Espanhola. Uma dessas intervenções, aplicada com a turma 207, foi construída tendo como referência alguns pontos centrais: pensando em realizar uma prática que acompanhasse o conteúdo programático, optou-se pela continuidade do mesmo tema que vinha sendo desenvolvido com a turma pela professora - A Ditadura na Argentina, em especial a questão dos desaparecidos desse período -, por se considerar a importância da manutenção de uma Sequência Didática (SD) para a aprendizagem (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2008), estimulando nos alunos a reflexão dos conteúdos de maneira interligada, pois considera-se que a quebra de conteúdo é um dificultador para o aluno quanto a conexão entre os temas aprendidos.