Autor |
Dias, Leandro De Bona; Jacinto, Jéssica Paz; Silveira, Kamila Machado Pinheiro; Figueiredo, Larissa Rodrigues; Alves, Paulo Henrique; Rocha, Priscila da Silva; Candido, Tainá da Silva; Pereira, Tamires Fernandes; Bittencourt, Ricardo Luiz de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0452997400675879; http://lattes.cnpq.br/4567308290351498; http://lattes.cnpq.br/2034879582092854; http://lattes.cnpq.br/8878437199467441; http://lattes.cnpq.br/2014915666381882; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A contação de histórias na formação do professor de séries iniciais; |
Resumo |
O presente trabalho de pesquisa é fruto de um projeto de intervenção do Pibid - Subprojeto Interdisciplinar realizado no primeiro semestre de 2017 na Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos em Criciúma, Santa Catarina. A partir das observações das aulas em três turmas do terceiro ano do curso do magistério na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Infantil, nosso grupo sentiu a necessidade de trabalhar com os alunos as diferentes metodologias para a contação de histórias, visto que esse é um recurso que deve estar presente na prática pedagógica do professor que atua na Educação Infantil e também nas Séries Iniciais a fim de que se promova o letramento da criança, como bem pontuam Andreza Dalla Bernardino e Linete Oliveira de Souza (2011, p. 237) ao afirmarem que “a escuta de histórias, pela criança, favorece a narração e processos de alfabetização e letramento: habilidades metacognitivas, consciência metalingüística e desenvolvimento de comportamentos alfabetizados [...]”.; |
Palavras-chave |
PIBID; Formação de professores; Contação de histórias; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8465; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |