RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A contação de histórias na formação do professor de séries iniciais

Mostrar registro simples

Autor Dias, Leandro De Bona; Jacinto, Jéssica Paz; Silveira, Kamila Machado Pinheiro; Figueiredo, Larissa Rodrigues; Alves, Paulo Henrique; Rocha, Priscila da Silva; Candido, Tainá da Silva; Pereira, Tamires Fernandes; Bittencourt, Ricardo Luiz de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0452997400675879; http://lattes.cnpq.br/4567308290351498; http://lattes.cnpq.br/2034879582092854; http://lattes.cnpq.br/8878437199467441; http://lattes.cnpq.br/2014915666381882;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título A contação de histórias na formação do professor de séries iniciais;
Resumo O presente trabalho de pesquisa é fruto de um projeto de intervenção do Pibid - Subprojeto Interdisciplinar realizado no primeiro semestre de 2017 na Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos em Criciúma, Santa Catarina. A partir das observações das aulas em três turmas do terceiro ano do curso do magistério na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, nosso grupo sentiu a necessidade de trabalhar com os alunos as diferentes metodologias para a contação de histórias, visto que esse é um recurso que deve estar presente na prática pedagógica do professor que atua na Educação Infantil e também nas Séries Iniciais a fim de que se promova o letramento da criança, como bem pontuam Andreza Dalla Bernardino e Linete Oliveira de Souza (2011, p. 237) ao afirmarem que “a escuta de histórias, pela criança, favorece a narração e processos de alfabetização e letramento: habilidades metacognitivas, consciência metalingüística e desenvolvimento de comportamentos alfabetizados [...]”.;
Palavras-chave PIBID; Formação de professores; Contação de histórias;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8465;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística