Resumen:
O presente trabalho de pesquisa é fruto de um projeto de intervenção do Pibid - Subprojeto Interdisciplinar realizado no primeiro semestre de 2017 na Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos em Criciúma, Santa Catarina. A partir das observações das aulas em três turmas do terceiro ano do curso do magistério na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Infantil, nosso grupo sentiu a necessidade de trabalhar com os alunos as diferentes metodologias para a contação de histórias, visto que esse é um recurso que deve estar presente na prática pedagógica do professor que atua na Educação Infantil e também nas Séries Iniciais a fim de que se promova o letramento da criança, como bem pontuam Andreza Dalla Bernardino e Linete Oliveira de Souza (2011, p. 237) ao afirmarem que “a escuta de histórias, pela criança, favorece a narração e processos de alfabetização e letramento: habilidades metacognitivas, consciência metalingüística e desenvolvimento de comportamentos alfabetizados [...]”.