Autor |
Souza, Laís Coimbra; Flores, Letícia de Souza; Lima, Graziela Escandiel de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3881756356661102; http://lattes.cnpq.br/3234548540548478; http://lattes.cnpq.br/2375135868191425; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
É hora de ir para a escola: primeiros dias na educação infantil e agora? Adaptar ou acolher; |
Resumo |
O presente texto tem por objetivo relatar às práticas de acolhimento e/ou adaptação em uma escola de Educação Infantil no Município de Santa Maria/RS. As práticas foram vivenciadas enquanto Bolsistas de Iniciação à Docência (BID), pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto Pedagogia - Educação Infantil. O intuito é justamente problematizar as práticas e discursos entre a utilização do termo acolhimento e adaptação, sendo que adaptação é corriqueiramente usado no processo inicial e/ou transição das crianças que estão se inserindo no espaço escolar.; |
Palavras-chave |
Acolhimento; Adaptação; Educação infantil; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8421; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |