Autor |
Wisenteiner, Amábyle Luize; Santos, Débora dos; Geraldo, Elvis; Motta, Júlio César da; Barbosa, Leonardo Rodrigues; |
Orientador |
Cercal, Josane de Jesus; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1339862980393079; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Vida: trabalhando Geometria; |
Resumo |
As origens da Geometria parecem coincidir com as necessidades do dia a dia. Partilhar terras férteis as margens dos rios, construir casas, observar e prever os movimentos dos astros, são algumas das muitas atividades humanas que sempre dependeram de operações geométricas. Documentos sobre as antigas civilizações egípcia e babilônica comprovam bons conhecimentos do assunto, geralmente ligados à Astrologia. Na Grécia, porém, é que grandes gênios matemáticos lhe deram forma definitiva. Dos gregos anteriores a Euclides, Arquimedes e Apolônio, consta apenas um trabalho de Hipócrates. Nos “Elementos” de Euclides, obra que data do século V a.C., refere-se a Tales de Mileto como o introdutor da geometria na Grécia, por importação do Egito (GERDES, 1992). A partir dessas descobertas, a geometria se desenvolveu e chegamos até a didática apresentada hoje nas escolas, e para isso temos que “A Geometria é considerada como uma ferramenta para descrever e interagir com o espaço no qual vivemos, utilizada em aplicações tanto racional como inovadora e, talvez, a parte da Matemática mais intuitiva, concreta e ligada à realidade” (SALIN, 2013, p.262).; |
Palavras-chave |
Geometria; Matemática; PIBID; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8405; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |