RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

PIBID diversidade uma ação afirmativa: possibilidades e desafios na formação dos professores da licenciatura intercultural indígena

Mostrar registro simples

Autor Batista, Lucivania Mendes; Antunes, Mario; Palhano, Marcela; Mendes, Rejane Kasufej; Alves, Solange Ercigo;
Orientador Jesus, Simoni Ap. Fortes de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9581908342715312;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título PIBID diversidade uma ação afirmativa: possibilidades e desafios na formação dos professores da licenciatura intercultural indígena;
Resumo Reconstruindo a realidade dos professores que atuavam na educação escolar indígena da nossa região, era restrita a atuação em escolas rurais ou salas-extensão de escolas não indígenas, do sistema nacional de ensino, os quais eram distribuídos às escolas indígenas, sem qualquer avaliação crítica sobre a especificidade das demandas apresentadas. A construção da nova escola requer a formação de um capital social crítico de professores capazes de contribuir para os processos de luta pela retomada da autonomia de seus projetos etno- políticos, formação essa ancorada em ações para além dos muros das universidades, em um projeto educativo que permita ressignificar a relação desse sujeito com a escola, e a própria escola, como espaço e tempo de formação que promova a participação e o diálogo com a sociedade.;
Palavras-chave PIBID diversidade; Formação; Ação afirmativa; Política afirmativa;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8396;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística