Autor |
Moraes, Vanda Maglione de; Zamperetti, Maristani Polidori; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8999573510346919; http://lattes.cnpq.br/8058990518394490; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O uso de videoclipe como potencializador educacional: alteridade no processo de ensino e aprendizagem; |
Resumo |
O presente trabalho é o resultado da proposta de uso de videoclipe para reflexão Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997), apresentado por mim, em forma de proposição teórica, no VI ENALIC – V Seminário Nacional do PIBID, realizado em 2016, Curitiba, intitulado “Vídeo Clipe no Cine Pibid: Elementos Visuais e Sonoros no Debate de Assuntos Polêmicos nas Escolas”. A proposição busca dar visibilidade aos temas transversais e seu estudo em sala de aula, apontando para a potencialidade educacional do videoclipe, a fim de abrir debates contemporâneos e dinâmicos. A oportunidade de colocar em prática a atividade com o videoclipe surgiu após uma experiência com grafitti, no Sarau Cultural, realizado em outubro de 2016 em uma escola estadual, onde atuo como bolsista do PIBID – Artes Visuais. Assim, com o apoio do projeto de extensão “CINE PIBID: Transversalizando Saberes nas Artes Visuais”, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, introduzo o videoclipe “Your Armies” (OHANA, 2016), como potencializador de discussão de temas polêmicos pertinentes ao ambiente das salas de aula, como neste caso, as questões relativas à Orientação Sexual.; |
Palavras-chave |
Educação; Videoclipe; Alteridade; Ensino/Aprendizagem; PIBID; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8349; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |