Abstract:
O presente trabalho é o resultado da proposta de uso de videoclipe para reflexão Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997), apresentado por mim, em forma de proposição teórica, no VI ENALIC – V Seminário Nacional do PIBID, realizado em 2016, Curitiba, intitulado “Vídeo Clipe no Cine Pibid: Elementos Visuais e Sonoros no Debate de Assuntos Polêmicos nas Escolas”. A proposição busca dar visibilidade aos temas transversais e seu estudo em sala de aula, apontando para a potencialidade educacional do videoclipe, a fim de abrir debates contemporâneos e dinâmicos. A oportunidade de colocar em prática a atividade com o videoclipe surgiu após uma experiência com grafitti, no Sarau Cultural, realizado em outubro de 2016 em uma escola estadual, onde atuo como bolsista do PIBID – Artes Visuais. Assim, com o apoio do projeto de extensão “CINE PIBID: Transversalizando Saberes nas Artes Visuais”, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, introduzo o videoclipe “Your Armies” (OHANA, 2016), como potencializador de discussão de temas polêmicos pertinentes ao ambiente das salas de aula, como neste caso, as questões relativas à Orientação Sexual.