Autor |
Banzatto, Jaine; Souza, Ana Maria de; Bauer, Carolina Rocha; Pereira, Douglas Eduardo Soares; Durli, Edneia; Angnes, Sandra Inês Adams; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2475412078071211; http://lattes.cnpq.br/5254708164543176; http://lattes.cnpq.br/3029299948965502; http://lattes.cnpq.br/3971124924550424; http://lattes.cnpq.br/1004882761411140; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Aditivos químicos em alimentos – uma abordagem prática para o ensino de Química; |
Resumo |
A sociedade atual vive um grande avanço na tecnologia e com o fácil e rápido acesso a informações, os professores tem encontrado dificuldades para atrair a atenção do aluno para o conteúdo trabalhado. Dessa maneira, cabe ao professor, enquanto profissional da Educação Química, reformular suas práticas pedagógicas com apresentação de temas que contextualizem a realidade do aluno, para que o mesmo tenha participação ativa na construção do conhecimento. Segundo Ramos (2009), o conteúdo deve ser planejado e apresentado de forma contextualizada e problematizado, para que faça sentido ao estudante e que permita o seu envolvimento na resolução da problemática apresentada. Além da contextualização do conteúdo, o professor também tem a possibilidade de correlacionar o mesmo com a experimentação, pois uma das funções do experimento é fazer com que a teoria se encaixe com à realidade. Segundo Bueno (2007), a experimentação permite que os alunos manipulem objetos, ideias e negociem significados entre si e com o professor durante a aula. Dentro de tais perspectivas, percebe-se que o conteúdo de cinética química pode ser contextualizado através do tema aditivos alimentares.; |
Palavras-chave |
Aditivos químicos; Conservantes; Contextualização; Experimentação; Ensino de química; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8339; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |