Resumo:
A sociedade atual vive um grande avanço na tecnologia e com o fácil e rápido acesso a informações, os professores tem encontrado dificuldades para atrair a atenção do aluno para o conteúdo trabalhado. Dessa maneira, cabe ao professor, enquanto profissional da Educação Química, reformular suas práticas pedagógicas com apresentação de temas que contextualizem a realidade do aluno, para que o mesmo tenha participação ativa na construção do conhecimento. Segundo Ramos (2009), o conteúdo deve ser planejado e apresentado de forma contextualizada e problematizado, para que faça sentido ao estudante e que permita o seu envolvimento na resolução da problemática apresentada. Além da contextualização do conteúdo, o professor também tem a possibilidade de correlacionar o mesmo com a experimentação, pois uma das funções do experimento é fazer com que a teoria se encaixe com à realidade. Segundo Bueno (2007), a experimentação permite que os alunos manipulem objetos, ideias e negociem significados entre si e com o professor durante a aula. Dentro de tais perspectivas, percebe-se que o conteúdo de cinética química pode ser contextualizado através do tema aditivos alimentares.