RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Associação de resistores: simulador Phet como recurso didático no ensino de física

Mostrar registro simples

Autor Albino, Matheus Meira De Miranda; Anselmo, Gustavo Trierveiler; Góes, Heliza Colaço;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8474802320524498; http://lattes.cnpq.br/8588188381118442; http://lattes.cnpq.br/2927801376024513;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Associação de resistores: simulador Phet como recurso didático no ensino de física;
Resumo Na atualidade, as escolas no geral estão enfrentando várias dificuldades na educação, já que o ensino está cada vez mais escasso, pelo fato de que os conteúdos previstos, não vem sendo suficientes para os alunos que queiram seguir em uma área acadêmica, ou seja, menos conhecimento para a preparação dos alunos. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), está sendo bastante útil nas salas de aula, promovendo ações que auxiliam na motivação dos estudantes, e na complementação das aulas e também permite melhoria e compreensão no aprendizado dos conteúdos. É importante utilizar práticas pedagógicas associadas ao conteúdo, demonstrando através de experimentos, para que os estudantes possam assimilar a teoria com a prática. O campo de estudo que permite esta associação é denominado “Expressão Gráfica” segundo a concepção de Góes (2013). Como elemento deste campo de estudo, foi utilizado um simulador virtual, a fim de trabalhar com os estudantes o conceito de associação de resistores. A prática docente foi desenvolvida no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga no município de Paranaguá, em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio com 32 alunos.;
Palavras-chave Software; Virtual; Circuito; Expressão Gráfica;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8333;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística