Resumen:
Na atualidade, as escolas no geral estão enfrentando várias dificuldades na educação, já que o ensino está cada vez mais escasso, pelo fato de que os conteúdos previstos, não vem sendo suficientes para os alunos que queiram seguir em uma área acadêmica, ou seja, menos conhecimento para a preparação dos alunos. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), está sendo bastante útil nas salas de aula, promovendo ações que auxiliam na motivação dos estudantes, e na complementação das aulas e também permite melhoria e compreensão no aprendizado dos conteúdos. É importante utilizar práticas pedagógicas associadas ao conteúdo, demonstrando através de experimentos, para que os estudantes possam assimilar a teoria com a prática. O campo de estudo que permite esta associação é denominado “Expressão Gráfica” segundo a concepção de Góes (2013). Como elemento deste campo de estudo, foi utilizado um simulador virtual, a fim de trabalhar com os estudantes o conceito de associação de resistores. A prática docente foi desenvolvida no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga no município de Paranaguá, em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio com 32 alunos.