Autor |
Echeverria, Rayza Oliveira; Wolff, Rosane; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4096579635872214; http://lattes.cnpq.br/3925410895884455; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Impactos promovidos pelo subprojeto do PIBID matemática na formação docente; |
Resumo |
O presente resumo apresenta a pesquisa de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, ainda em andamento, intitulado Processo de Formação do Professor: Impactos promovidos pelo subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A pesquisa busca compreender e refletir a respeito das contribuições da formação na modalidade de iniciação à docência promovida pelo referido projeto na qualificação do futuro docente.
Na condição de licencianda, vivenciei a experiência de ser bolsista do subprojeto de Matemática do PIBID, no período de quatro anos. Essa iniciativa da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - em parceria com as instituições de ensino superior, visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica. O mesmo é promovido desde 2007, concedendo bolsas de iniciação à docência para alunos de diferentes licenciaturas das Instituições de Educação Superior, públicas e privadas. Instituído na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, no ano de 2010, inicialmente contava apenas com cinco subprojetos, sendo um deles de Matemática. Atualmente, a universidade conta com onze subprojetos, sendo um interdisciplinar.; |
Palavras-chave |
Formação de professores; PIBID; Matemática; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8323; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |