Resumo:
O presente resumo apresenta a pesquisa de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, ainda em andamento, intitulado Processo de Formação do Professor: Impactos promovidos pelo subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A pesquisa busca compreender e refletir a respeito das contribuições da formação na modalidade de iniciação à docência promovida pelo referido projeto na qualificação do futuro docente.
Na condição de licencianda, vivenciei a experiência de ser bolsista do subprojeto de Matemática do PIBID, no período de quatro anos. Essa iniciativa da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - em parceria com as instituições de ensino superior, visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica. O mesmo é promovido desde 2007, concedendo bolsas de iniciação à docência para alunos de diferentes licenciaturas das Instituições de Educação Superior, públicas e privadas. Instituído na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, no ano de 2010, inicialmente contava apenas com cinco subprojetos, sendo um deles de Matemática. Atualmente, a universidade conta com onze subprojetos, sendo um interdisciplinar.