Autor |
Godoy, Marcela Teixeira; Tenreiro, Maria Odete Vieira; Freire, Leila Inês Follmann; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5094074553607218; http://lattes.cnpq.br/0149096843957036; http://lattes.cnpq.br/4897075349249379; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O uso da metodologia circular para avaliação e autoavaliação das atividades desenvolvidas pelo PIBID - UEPG; |
Resumo |
O círculo como metodologia utilizada nas instituições de ensino pode ser usado com objetivos de ensino, de avaliação, de mediação de conflitos, entre outros. Fazer uso de um processo circular não se resume a simplesmente colocar mesas ou cadeiras em círculo para uma conversa sem diretividade ou objetivos bem definidos, mas requer preparação por meio de leituras e cursos específicos além de estudos e observações a respeito do grupo que se quer trabalhar.
Segundo Pranis (2010), há elementos fundamentais que caracterizam um círculo como: cerimônia de abertura e de fechamento, uso de objeto da palavra, valores e diretrizes e as perguntas norteadoras que irão facilitar a condução da atividade, tendo em vista os objetivos da mesma.; |
Palavras-chave |
Metodologia circular; Avaliação; Coordenador de área; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8321; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |