RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

MY IDOL: Uma abordagem baseada em tarefas para o ensino de LE- Experiência em uma sala de aula de uma escola pública de Santa Catarina

Mostrar registro simples

Autor Senra, Irma Paula; Rós, Jéssica Katerine Molgero Da; Ouriques, Thiago; Tumolo, Celso Henrique Soufen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6493845532059397; http://lattes.cnpq.br/4029250018638969; http://lattes.cnpq.br/1171496998670020; http://lattes.cnpq.br/5912564846957597;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título MY IDOL: Uma abordagem baseada em tarefas para o ensino de LE- Experiência em uma sala de aula de uma escola pública de Santa Catarina;
Resumo A partir de observações de aulas ministradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência PIBID-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, em salas de aula de inglês do segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Florianópolis, percebeu-se que um dos problemas apresentados pelo desenvolvimento de currículo de língua estrangeira (LE) é a insuficiência de atividades que reúnam ensino e aprendizagem da língua inglesa com os reais interesses dos alunos. Podemos perceber, muitas vezes, a imposição de um conteúdo curricular estreitamente vinculado com o livro didático, que não corresponde necessariamente à realidade de vida do aluno e sua necessidade concreta do uso da língua inglesa. Consequentemente, os conteúdos e as atividades propostas muitas vezes não conseguem envolver os alunos motivando-os a participar efetivamente das aulas. Segundo Van den Branden (2006), conforme citado em Richards e Rodgers (2014, p.174), a Abordagem Baseada em Tarefas pode ser definida como “uma abordagem para a educação linguística em que os alunos recebem tarefas funcionais que os convidam a se concentrar principalmente no intercâmbio de significados e a usar linguagem para fins do mundo real e não linguísticos”3. Além da abordagem baseada em tarefas, os bolsistas decidiram recorrer, também, à abordagem baseada em textos, que de acordo com Richards e Rodgers (2014) trabalha de forma importante com o contexto social.;
Palavras-chave Tarefa; Texto; Inglês; Ensino-aprendizagem; Escola-pública;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8318;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística