Resumen:
A partir de observações de aulas ministradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência PIBID-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, em salas de aula de inglês do segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Florianópolis, percebeu-se que um dos problemas apresentados pelo desenvolvimento de currículo de língua estrangeira (LE) é a insuficiência de atividades que reúnam ensino e aprendizagem da língua inglesa com os reais interesses dos alunos. Podemos perceber, muitas vezes, a imposição de um conteúdo curricular estreitamente vinculado com o livro didático, que não corresponde necessariamente à realidade de vida do aluno e sua necessidade concreta do uso da língua inglesa. Consequentemente, os conteúdos e as atividades propostas muitas vezes não conseguem envolver os alunos motivando-os a participar efetivamente das aulas. Segundo Van den Branden (2006), conforme citado em Richards e Rodgers (2014, p.174), a Abordagem Baseada em Tarefas pode ser definida como “uma abordagem para a educação linguística em que os alunos recebem tarefas funcionais que os convidam a se concentrar principalmente no intercâmbio de significados e a usar linguagem para fins do mundo real e não linguísticos”3. Além da abordagem baseada em tarefas, os bolsistas decidiram recorrer, também, à abordagem baseada em textos, que de acordo com Richards e Rodgers (2014) trabalha de forma importante com o contexto social.