RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Vivências a partir da abordagem metodológica desenvolvimentista nos anos iniciais

Mostrar registro simples

Autor Neves, Amanda Ribeiro das; Wolff, Sidnei; Bastos, Sadi Ricardo da Silva; Rossi, Mara Shirley;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4411426317544134; http://lattes.cnpq.br/0699957144574578; http://lattes.cnpq.br/5434279676241927;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Vivências a partir da abordagem metodológica desenvolvimentista nos anos iniciais;
Resumo A Educação Física inserida no contexto escolar é considerada de grande importância para o desenvolvimento infantil. Por meio de experiências motoras amplas e educativas, é uma das disciplinas curriculares que por meio de suas técnicas e recursos de utilização pedagógica pode exercer um forte poder de encantamento nos alunos. Visto que é neste momento que os corpos saem de uma posição sentada para as múltiplas possibilidades de aprendizagem através do movimento. Educação Física possibilita a descoberta de novos movimentos estimulando assim o desenvolvimento motor, centralidade deste estudo. Ao movimentarem-se as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando o uso significativo de gestos e posturas corporais, descobrindo os próprios limites, utilizando a linguagem corporal, localizando-se no espaço, dentre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, socioafetivas e motoras. Os Pibidianos buscam desenvolver e aperfeiçoar as habilidades motoras básicas dos alunos, através de aulas estruturadas e planejadas, nas reuniões de grupo, agindo sobre o desenvolvimento motor da criança, embasados pela abordagem desenvolvimentista de Gallahue & Ozmum (2001), sob orientação do professor coordenador e supervisão do professor da escola.;
Palavras-chave Educação física; Desenvolvimento motor; Vivências;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8316;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística