Autor |
Neves, Amanda Ribeiro das; Wolff, Sidnei; Bastos, Sadi Ricardo da Silva; Rossi, Mara Shirley; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4411426317544134; http://lattes.cnpq.br/0699957144574578; http://lattes.cnpq.br/5434279676241927; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Vivências a partir da abordagem metodológica desenvolvimentista nos anos iniciais; |
Resumo |
A Educação Física inserida no contexto escolar é considerada de grande importância para o desenvolvimento infantil. Por meio de experiências motoras amplas e educativas, é uma das disciplinas curriculares que por meio de suas técnicas e recursos de utilização pedagógica pode exercer um forte poder de encantamento nos alunos. Visto que é neste momento que os corpos saem de uma posição sentada para as múltiplas possibilidades de aprendizagem através do movimento. Educação Física possibilita a descoberta de novos movimentos estimulando assim o desenvolvimento motor, centralidade deste estudo. Ao movimentarem-se as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando o uso significativo de gestos e posturas corporais, descobrindo os próprios limites, utilizando a linguagem corporal, localizando-se no espaço, dentre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, socioafetivas e motoras. Os Pibidianos buscam desenvolver e aperfeiçoar as habilidades motoras básicas dos alunos, através de aulas estruturadas e planejadas, nas reuniões de grupo, agindo sobre o desenvolvimento motor da criança, embasados pela abordagem desenvolvimentista de Gallahue & Ozmum (2001), sob orientação do professor coordenador e supervisão do professor da escola.; |
Palavras-chave |
Educação física; Desenvolvimento motor; Vivências; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8316; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |