Abstract:
A Educação Física inserida no contexto escolar é considerada de grande importância para o desenvolvimento infantil. Por meio de experiências motoras amplas e educativas, é uma das disciplinas curriculares que por meio de suas técnicas e recursos de utilização pedagógica pode exercer um forte poder de encantamento nos alunos. Visto que é neste momento que os corpos saem de uma posição sentada para as múltiplas possibilidades de aprendizagem através do movimento. Educação Física possibilita a descoberta de novos movimentos estimulando assim o desenvolvimento motor, centralidade deste estudo. Ao movimentarem-se as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando o uso significativo de gestos e posturas corporais, descobrindo os próprios limites, utilizando a linguagem corporal, localizando-se no espaço, dentre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, socioafetivas e motoras. Os Pibidianos buscam desenvolver e aperfeiçoar as habilidades motoras básicas dos alunos, através de aulas estruturadas e planejadas, nas reuniões de grupo, agindo sobre o desenvolvimento motor da criança, embasados pela abordagem desenvolvimentista de Gallahue & Ozmum (2001), sob orientação do professor coordenador e supervisão do professor da escola.