Autor |
Correa, Paulo Gabriel; Wolframm, Jucélia de Fátima Paim; Rocha, Nando Matheus; Tomio, Daniela; Melo, Elias João; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1470713729867794; http://lattes.cnpq.br/0398127004707550; http://lattes.cnpq.br/8383031584501078; http://lattes.cnpq.br/1376064016263764; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Clube de ciências como um espaço de docência: reflexões a partir de uma análise da produção científica do PIBID FURB ciências; |
Resumo |
O ensino de ciências apresenta-se com enorme potencial para a promoção da cidadania diante da perspectiva que tem de provocar a construção de conhecimentos, habilidades e valores. Nesta perspectiva, permite o posicionamento e a tomada de decisões sobre questões sociais relevantes a partir dos subsídios que fornece para o estudante construir uma base consistente sobre o conhecimento científico e tecnológico (SANTOS, 2007; BUCH, SCHROEDER, 2011).
Uma experiência de educação científica exitosa nas escolas tem sido os Clubes de Ciências. Neste contexto, estudantes clubistas, com orientação de um professor, desenvolvem projetos investigativos a fim de elaborarem conhecimentos e ampliarem seus estilos de pensar, com estímulo ao estabelecimento de relações cada vez mais complexas no mundo e nas relações sustentáveis com o mundo e com os outros. (ROCHA; TOMIO; MELO, 2016).
Nesta modalidade de educação científica não há conteúdos programados previamente pelo professor, pois os temas de estudo surgem das necessidades, interesses e problemas identificados com os clubistas e, assim, os conhecimentos são construídos, de modo colaborativo, por meio de investigações. (LONGUI; SCHROEDER, 2014).; |
Palavras-chave |
Clube de ciências; Formação de professores; PIBID; Produção científica; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8315; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |