RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Clube de ciências como um espaço de docência: reflexões a partir de uma análise da produção científica do PIBID FURB ciências

Mostrar registro simples

Autor Correa, Paulo Gabriel; Wolframm, Jucélia de Fátima Paim; Rocha, Nando Matheus; Tomio, Daniela; Melo, Elias João;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1470713729867794; http://lattes.cnpq.br/0398127004707550; http://lattes.cnpq.br/8383031584501078; http://lattes.cnpq.br/1376064016263764;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Clube de ciências como um espaço de docência: reflexões a partir de uma análise da produção científica do PIBID FURB ciências;
Resumo O ensino de ciências apresenta-se com enorme potencial para a promoção da cidadania diante da perspectiva que tem de provocar a construção de conhecimentos, habilidades e valores. Nesta perspectiva, permite o posicionamento e a tomada de decisões sobre questões sociais relevantes a partir dos subsídios que fornece para o estudante construir uma base consistente sobre o conhecimento científico e tecnológico (SANTOS, 2007; BUCH, SCHROEDER, 2011). Uma experiência de educação científica exitosa nas escolas tem sido os Clubes de Ciências. Neste contexto, estudantes clubistas, com orientação de um professor, desenvolvem projetos investigativos a fim de elaborarem conhecimentos e ampliarem seus estilos de pensar, com estímulo ao estabelecimento de relações cada vez mais complexas no mundo e nas relações sustentáveis com o mundo e com os outros. (ROCHA; TOMIO; MELO, 2016). Nesta modalidade de educação científica não há conteúdos programados previamente pelo professor, pois os temas de estudo surgem das necessidades, interesses e problemas identificados com os clubistas e, assim, os conhecimentos são construídos, de modo colaborativo, por meio de investigações. (LONGUI; SCHROEDER, 2014).;
Palavras-chave Clube de ciências; Formação de professores; PIBID; Produção científica;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8315;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística