Resumo:
O ensino de ciências apresenta-se com enorme potencial para a promoção da cidadania diante da perspectiva que tem de provocar a construção de conhecimentos, habilidades e valores. Nesta perspectiva, permite o posicionamento e a tomada de decisões sobre questões sociais relevantes a partir dos subsídios que fornece para o estudante construir uma base consistente sobre o conhecimento científico e tecnológico (SANTOS, 2007; BUCH, SCHROEDER, 2011).
Uma experiência de educação científica exitosa nas escolas tem sido os Clubes de Ciências. Neste contexto, estudantes clubistas, com orientação de um professor, desenvolvem projetos investigativos a fim de elaborarem conhecimentos e ampliarem seus estilos de pensar, com estímulo ao estabelecimento de relações cada vez mais complexas no mundo e nas relações sustentáveis com o mundo e com os outros. (ROCHA; TOMIO; MELO, 2016).
Nesta modalidade de educação científica não há conteúdos programados previamente pelo professor, pois os temas de estudo surgem das necessidades, interesses e problemas identificados com os clubistas e, assim, os conhecimentos são construídos, de modo colaborativo, por meio de investigações. (LONGUI; SCHROEDER, 2014).