RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Circuitos elétricos e a fiação elétrica domiciliar: aplicação da física no cotidiano

Mostrar registro simples

Autor Ohtuka, Augusto Kazuyoshi Romasanta; Lucas, Weslley;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3573915099185427;
Orientador Hilger, Thaís Rafaela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1556912577301460;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Circuitos elétricos e a fiação elétrica domiciliar: aplicação da física no cotidiano;
Resumo Este projeto teve como objetivo relacionar os conceitos físicos envolvendo o conteúdo de circuitos elétricos com o cotidiano dos estudantes. Esta relação seria realizada utilizando-se como exemplos os aparatos eletrônicos que a maioria das casas convencionais dispõem, além também da própria instalação elétrica domiciliar. Aplicamos esse projeto em um colégio público na cidade de Curitiba/PR através do PIBID, com um planejamento para durar metade de um trimestre de aulas, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio Regular, totalizando cerca de sessenta estudantes. A principal metodologia empregada nessa intervenção foi a dos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), basicamente constituída por três etapas: Problematização inicial, na qual foram previamente coletados os conhecimentos prévios dos alunos através de mapas mentais e logo após foram levantadas questões sobre o conteúdo a ser abordado, com o intuito tanto de complemento na coleta dos conhecimentos prévios quanto de introdução ao tema; Organização do conhecimento, etapa em que os conteúdos foram sistematizados em sala de aula através de aulas expositivas e também utilizando um pouco da História e Filosofia da Ciência, ao falar sobre a origem dos tipos de corrente (contínua e alternada), as lâmpadas incandescentes e fluorescentes e métodos alternativos de geração e distribuição de energia, com base na controvérsia entre Thomas Edison e Nikola Tesla.;
Palavras-chave Circuitos elétricos; Física; Mapas mentais; Três momentos pedagógicos; Ensino de física;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8314;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística