Autor |
Ohtuka, Augusto Kazuyoshi Romasanta; Lucas, Weslley; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3573915099185427; |
Orientador |
Hilger, Thaís Rafaela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1556912577301460; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Circuitos elétricos e a fiação elétrica domiciliar: aplicação da física no cotidiano; |
Resumo |
Este projeto teve como objetivo relacionar os conceitos físicos envolvendo o conteúdo de circuitos elétricos com o cotidiano dos estudantes. Esta relação seria realizada utilizando-se como exemplos os aparatos eletrônicos que a maioria das casas convencionais dispõem, além também da própria instalação elétrica domiciliar. Aplicamos esse projeto em um colégio público na cidade de Curitiba/PR através do PIBID, com um planejamento para durar metade de um trimestre de aulas, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio Regular, totalizando cerca de sessenta estudantes. A principal metodologia empregada nessa intervenção foi a dos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), basicamente constituída por três etapas: Problematização inicial, na qual foram previamente coletados os conhecimentos prévios dos alunos através de mapas mentais e logo após foram levantadas questões sobre o conteúdo a ser abordado, com o intuito tanto de complemento na coleta dos conhecimentos prévios quanto de introdução ao tema; Organização do conhecimento, etapa em que os conteúdos foram sistematizados em sala de aula através de aulas expositivas e também utilizando um pouco da História e Filosofia da Ciência, ao falar sobre a origem dos tipos de corrente (contínua e alternada), as lâmpadas incandescentes e fluorescentes e métodos alternativos de geração e distribuição de energia, com base na controvérsia entre Thomas Edison e Nikola Tesla.; |
Palavras-chave |
Circuitos elétricos; Física; Mapas mentais; Três momentos pedagógicos; Ensino de física; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8314; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |