Resumen:
Este projeto teve como objetivo relacionar os conceitos físicos envolvendo o conteúdo de circuitos elétricos com o cotidiano dos estudantes. Esta relação seria realizada utilizando-se como exemplos os aparatos eletrônicos que a maioria das casas convencionais dispõem, além também da própria instalação elétrica domiciliar. Aplicamos esse projeto em um colégio público na cidade de Curitiba/PR através do PIBID, com um planejamento para durar metade de um trimestre de aulas, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio Regular, totalizando cerca de sessenta estudantes. A principal metodologia empregada nessa intervenção foi a dos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), basicamente constituída por três etapas: Problematização inicial, na qual foram previamente coletados os conhecimentos prévios dos alunos através de mapas mentais e logo após foram levantadas questões sobre o conteúdo a ser abordado, com o intuito tanto de complemento na coleta dos conhecimentos prévios quanto de introdução ao tema; Organização do conhecimento, etapa em que os conteúdos foram sistematizados em sala de aula através de aulas expositivas e também utilizando um pouco da História e Filosofia da Ciência, ao falar sobre a origem dos tipos de corrente (contínua e alternada), as lâmpadas incandescentes e fluorescentes e métodos alternativos de geração e distribuição de energia, com base na controvérsia entre Thomas Edison e Nikola Tesla.