Resumo:
O projeto Gênero Sinopse: habilidades linguísticas em inglês e incentivo à imaginação foi proposto e aplicado pelos acadêmicos do PIBID/English no Colégio Estadual Elzira Correia de Sá com turmas dos 2º anos do ensino médio. Com o propósito de instigar a capacidade de criação e síntese dos alunos por meio do gênero textual sinopse. Os objetivos dessa sequência foram: desenvolver nos alunos a capacidade de criação utilizando métodos tecnológicos; aumentar a participação em atividades de leitura e escrita; promover aumento do vocabulário na Língua Inglesa; aprimorar a prática de textos curtos e objetivos por meio de sinopse; discutir, junto aos alunos, a utilização da tecnologia, com suas vantagens e desvantagens; proporcionar reflexões sobre o uso da tecnologia e seus meios na sociedade. Como referencial teórico, foram consultados alguns autores como: Bronckart (2003) que afirma que o indivíduo, dentro de sua comunidade linguística, utilizando de sua linguagem, se depara com inúmeros textos que se alteram constantemente, os chamados gêneros. Bakhtin (1985) declara que é necessário tanto o domínio da língua quanto das formas de discurso, ou seja, o domínio dos gêneros do discurso.