Autor |
Krüger, Kelen; Miranda, Brenda Matoso Abreu; Zambrano, João Metrione Costa; Silva, Maria Rita Rosa da; Nunes, Odete Machado; Maders, Sandra; Lima, Marta Rejane Trindade de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4243897976308435; http://lattes.cnpq.br/1927266922513232; http://lattes.cnpq.br/3016633426751731; http://lattes.cnpq.br/7543679416269630; http://lattes.cnpq.br/8358807580526339; http://lattes.cnpq.br/6350444747945110; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Canto do conto: reinventando história; |
Resumo |
O ato de contar histórias é tão antigo quanto o surgimento do homem. Atualmente a contação de histórias tem um cunho pedagógico, não se limita a uma ação para distrair os alunos, como foi encarada durante muito tempo. Contar histórias tornou-se fundamental e pertinente na construção de conhecimentos e na formação do processo ensino e aprendizagem, estando diretamente ligada à construção da imaginação das crianças, jovens e adultos. Para Souza (2009, p.22) a hora do conto pode ser parte das atividades da biblioteca[...] e reafirmá-la como local propício a atividade literária, pois por ela circulam não só livros e conhecimento, como também pessoas.
As atividades de contar histórias estão voltadas à formação do leitor. Nesse sentido, a biblioteca do Instituto Federal Farroupilha campus São Borja/RS, surge como potencializadora das atividades relacionadas à contação de histórias que é uma atividade importante que contribui para que a criança desenvolva seu interesse pelo livro e pela leitura. No processo de contação de histórias o papel do profissional bibliotecário é muito significativo e a sua parceria com os professores vêm somar como função complementar. Conforme o manifesto da UNESCO (1999) bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação.; |
Palavras-chave |
Contação de história; Ensino fundamental; Projeto de Extensão; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8307; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |