Resumo:
O ato de contar histórias é tão antigo quanto o surgimento do homem. Atualmente a contação de histórias tem um cunho pedagógico, não se limita a uma ação para distrair os alunos, como foi encarada durante muito tempo. Contar histórias tornou-se fundamental e pertinente na construção de conhecimentos e na formação do processo ensino e aprendizagem, estando diretamente ligada à construção da imaginação das crianças, jovens e adultos. Para Souza (2009, p.22) a hora do conto pode ser parte das atividades da biblioteca[...] e reafirmá-la como local propício a atividade literária, pois por ela circulam não só livros e conhecimento, como também pessoas.
As atividades de contar histórias estão voltadas à formação do leitor. Nesse sentido, a biblioteca do Instituto Federal Farroupilha campus São Borja/RS, surge como potencializadora das atividades relacionadas à contação de histórias que é uma atividade importante que contribui para que a criança desenvolva seu interesse pelo livro e pela leitura. No processo de contação de histórias o papel do profissional bibliotecário é muito significativo e a sua parceria com os professores vêm somar como função complementar. Conforme o manifesto da UNESCO (1999) bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação.